Ciclistas conhecem ciclovia da terceira ponte a poucas semanas da inauguração
Jornada foi compartilhada através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais
Escute essa reportagem
Com inauguração prevista para o mês de julho, a Ciclovia da Vida da Terceira Ponte passou por um 'test drive' nesta terça-feira (05). Em uma ação da Federação Espírito Santense de Ciclismo, ciclistas capixabas fizeram uma visita a obra e andaram por toda a extensão da nova via, acompanhados por uma comissão de segurança.
A jornada foi compartilhada através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo o presidente da Federação, Marcos Paulo Silva Duarte, o grupo está acompanhando a execução do projeto desde o início. "Já fomos em várias [visitas], porém, para contribuir melhor com sugestões, sentíamos a necessidade de pedalar", explicou.
Leia também:
Tire suas dúvidas: o que será preciso para usar a ciclovia da 3ª Ponte?
Nas imagens, é possível ver alguns equipamentos de construção que ainda estão na ciclovia. Os ciclistas também filmaram o mirante, na parte central da ponte, com vista para a baía de Vitória. Para o presidente, a avaliação foi positiva.
"A visita foi muito importante, conseguimos in loco ver que a largura está adequada para passar até dois ciclistas juntos e, em uma possível manutenção de sentido, ela pode funcionar temporariamente bi direcional. Não senti aquele balanço que geralmente o meio da ponte faz quando passa um veículo, me senti bem seguro, creio que a população irá curtir muito esse nosso novo equipamento", afirmou.
Em relação à altura, Marcos Paulo acredita que não deve ser um problema para os usuários. "A expectativa é contar com aproximadamente 70 câmeras e botões de emergência. À princípio até cheguei a achar que as pessoas poderiam sentir medo da altura, mas hoje, na prática, vi que não é bem assim". Ele também afirma que com a inclinação, qualquer pessoa tem condições de trafegar na ciclovia.
Extensão
Somados, os dois lados da Ciclovia da Vida terão 6,5 quilômetros de comprimento e 3 metros de largura. Cada lado poderá ser acessado pelos ciclistas que trafegam em um dos sentidos, na mesmo direção da via dos automóveis.
Acesso
O acesso à ciclovia será gratuito. Entretanto, o controle de entrada se será feito com o Cartão GV ou por meio de QR Code gerado em aplicativo. Nos portões de acesso, serão instalados validadores iguais aos dos ônibus. O objetivo é controlar o fuxo de entrada, para saber quantas pessoas entraram e saíram da via.
Circulação
De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada na última semana, podem circular em ciclovias bicicletas elétricas, skates elétricos e patinetes elétricos. Patins, patinete infantil e ciclomotores, como motos elétricas, não são liberados.
Interdição
A regra para interdição em caso de mau tempo seguirá a mesma que a Terceira Ponte como um todo, analisando as condições do vento. Não haverá restrição de passagem pela ciclovia unicamente por motivos de chuva.
Comentários