Choque de ordem contra “rolezinhos” de motos na Grande Vitória
Prefeituras de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica prometem agir com rigor para evitar abusos de motociclistas
Escute essa reportagem
Prefeituras da Grande Vitória prometem agir com rigor para dar fim aos chamados “rolezinhos” de motociclistas.
Após o episódio ocorrido na noite da última terça-feira (14), quando motociclistas foram flagrados por agentes da Guarda Municipal acelerando e empinando motos no bairro Boa Vista, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, disse, por meio de rede social, que a resposta será proporcional à infração.
Durante a abordagem, um deles avançou em direção a um dos agentes e acabou sendo baleado. A comandante-geral da Guarda Municipal, Landa Marques, relatou que eles estavam fazendo provocações aos agentes, acelerando, empinando as motos e fazendo manobras arriscadas.
“Um cerco foi montado na tentativa de abordar os motociclistas e, nesse momento, foi dada voz de parada, que foi ignorada. Um deles tentou avançar em um guarda. Esse motociclista estava com um carona, que fez menção em sacar algum objeto. O agente, para conter a ação, atirou na direção do chão e dos pneus das motos. Um dos disparos acertou o pé do motociclista”, explicou.
Ela disse ainda que, após a ação, os agentes conseguiram efetuar a abordagem. Cerca de 10 motociclistas foram encaminhados ao DPJ de Vila Velha. Entre os abordados, os agentes da guarda identificaram dois adolescentes, de 15 e de 17 anos, e um homem com tornozeleira eletrônica.
Sobre o caso, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, escreveu em uma rede social que, se acontecer novamente, a resposta será proporcional.
“Mais uma turma de baderneiros retirada das ruas. Já demos o recado que não vai ter rolezinho em Vila Velha. E se jogar moto sobre guardas, como foi feito na noite passada (14), a resposta será proporcional”.
Aglomeração
Em Vitória, qualquer aglomeração adversa a que estiver permitida em lei é combatida. A prefeitura conta com a Gerência de Inteligência e 747 câmeras de videomonitoramento para flagrar infratores.
Na Serra, a Guarda e o Departamento de Operações de Trânsito trabalham em conjunto. Além disso, há também o setor de inteligência das forças de segurança para localizar os organizadores e agir de forma certeira.
Cariacica diz que não tem registrado motociclistas fazendo manobras perigosas na cidade. A Guarda conta com agentes que fazem o patrulhamento ostensivo, além de atuar em diversos pontos estratégicos da cidade.
"Pais devem vigiar mais os filhos", dizem especialistas
Dois adolescentes foram identificados em meio a uma abordagem do “rolezinho” que aconteceu em Vila Velha na última terça-feira (14). De acordo com a Guarda Municipal da cidade, eles não estavam pilotando as motos.
O advogado especialista em Direito do Trânsito Fabio Marçal fala que, nesses casos, a presença de menores deve ser investigada.
“Sobre a participação dos menores, os pais têm uma responsabilidade muito grande. Eles devem vigiar mais os seus filhos a partir do momento que esses jovens estão participando desse tipo de evento clandestino e se colocando em risco. A Vara da Infância e da Juventude precisa entrar em ação e tentar responsabilizar os responsáveis pelos menores”.
O advogado disse que os pais estão expondo menores a riscos. “Está tendo uma omissão dos pais. Isso é responsabilizado no Estatuto da Criança e do Adolescente e eles devem sim ser investigados”.
Saiba mais
Risco à vida
Os “Rolezinhos”, como são chamados, são passeios em que dezenas de motos rodam juntas, acelerando, empinando e fazendo manobras arriscadas.
A prática vai muito além das infrações de trânsito e coloca em risco a vida de quem pratica e das pessoas que estão ao redor.
Pena de reclusão
O Artigo 308 do Código de Trânsito fala que é crime participar de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente.
A pena pode chegar a três anos de detenção. Se dessa prática resultar em lesão corporal grave, a pena é de 3 a 6 anos. Caso resulte em morte, a pena é de 5 a 10 anos de reclusão, além de multa em todos os casos.
Evento clandestino
O Art. 67 do Código de Trânsito fala que as provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação serão clandestinos se realizadas sem permissão da autoridade de trânsito.
Barulho
A Perturbação do sossego alheio, causada pelo barulho das descargas das motos e pela algazarra dos motociclistas, se enquadra como uma contravenção penal prevista no artigo 42.
O que dizem as prefeituras?
Em Vitória, qualquer aglomeração adversa a que estiver permitida em lei é minada. Conta com a ajuda da Gerência de Inteligência e de 747 câmeras de videomonitoramento.
Em Vila Velha, a fiscalização é constante, logo episódios como o de terça-feira (21) são incomuns.
Cariacica não tem registrado motociclistas fazendo manobras perigosas na cidade. A guarda conta com agentes que fazem o patrulhamento ostensivo, além de atuar em diversos pontos estratégicos da cidade.
Na Serra, a Guarda e o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) trabalham em conjunto. Além disso, conta também com o setor de inteligência das forças de segurança para localizar os organizadores e agir de forma certeira.
Comentários