Casais no ES buscam igrejas para ajudar a salvar casamento
Encontros, retiros, cursos, orientações e aconselhamento são algumas opções oferecidas para superar problemas conjugais
Apesar do amor, a vida a dois pode ter momentos difíceis. Para enfrentar crises e fortalecer o casamento, casais buscam orientações em igrejas.
No Estado, várias delas contam com ações diferenciadas que auxiliam cônjuges a superar problemas, sendo que a dificuldade no diálogo e discussões por questões financeiras são alguns deles, de acordo com entrevistados da área.
Na Assembleia de Deus Nova Vida (ADNV), em Itapuã, Vila Velha, por exemplo, encontros e cursos são ofertados. Nesse último caso, existem aqueles voltados para o amadurecimento pessoal e também aqueles especificamente para casais, como o “Aliança” e o “Casados Para Sempre”.
Já no gabinete pastoral ocorre suporte e orientação. “São atendidos casais com diferentes realidades, problemas e questões da vida a dois”, disse Junior Fanticelli, pastor de Famílias da ADNV, que também faz parte da diretoria nacional do Casados Para Sempre.
Segundo ele, tanto os cursos quanto o atendimento pastoral individual dos casais têm resultados sempre surpreendentes. “Mais de 90% se resolvem, se perdoam e buscam uma qualidade de vida em conformidade com as promessas bíblicas sobre vida conjugal”.
A Primeira Igreja Batista em Goiabeiras desenvolve eventos específicos para casais ao longo do ano, em que são promovidas palestras e pregações com temas relativos à vida conjugal. Há ainda cursos esporádicos, como o “Casamento Cuidado”.
Semanalmente, pequenos grupos de estudos bíblicos se reúnem, e eles são um espaço de cuidado para os casais, destacou a pastora Anna Eliza Simonetti Polastri de Oliveira Francisco.
Ela também comentou sobre a importância do aconselhamento pastoral. “É uma instância muito comum que as pessoas buscam. É um espaço de confidencialidade, onde o casal pode apresentar as dificuldades que vem enfrentando, ter uma escuta empática e não julgadora”.
“O pastor ou a pastora pode entregar orientações bíblicas e proporcionar espaços de reflexão”, disse.
Em relação à Igreja Católica, casais em crise devem ser auxiliados pelos padres, com o apoio da Pastoral Familiar. Esta faz parte da Comissão para a Vida e Família da Arquidiocese de Vitória e está presente nas 91 paróquias.
De acordo com últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, 7.523 divórcios foram concedidos no Estado, número 1,4% superior ao total de divórcios contabilizados em 2022.
Diálogo
Casados há 22 anos, a babá Maria Aparecida da Costa, 39, e seu marido, o coordenador de projetos Wesley Lacerda, 46, chegaram a enfrentar problemas relacionados à comunicação em seu matrimônio.
A dupla, então, decidiu resolver esse impasse junta e passou a participar, em 2023, de uma Oficina da Família na Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde já frequentavam. “Foi de extrema importância para melhorar o nosso diálogo. A cada reunião íamos aprendendo como melhorar cada dificuldade que vinha surgindo”, disse Maria.
Wesley afirmou que gosta das reuniões. “Vemos que sempre temos a melhorar com quem decidimos viver uma vida”.
Curso após briga e quase separação
Uma amiga da empreendedora Adriene Nascimento Vieira, 35, recomendou que ela e o marido, Thiago Rodrigues de Souza, soldador de 41 anos, fizessem o curso “Casados Para Sempre” por conta de uma briga que estava beirando a separação dos dois. A fim de restaurar o matrimônio, há 8 anos a dupla seguiu com o conselho e foi uma virada de chave.
“Fortaleceu demais o nosso relacionamento, principalmente na fé. Acreditamos que, sem Deus, é impossível manter um casamento”, disse Adriene.
A empreendedora comentou sobre o que é fundamental para uma relação a dois. “Deus, sem Ele não somos nada. Segundo, o diálogo, companheirismo e caminhar na mesma direção, ter o mesmo propósito e objetivo. Eu e Thiago pensamos dessa forma”.
Onde procurar ajuda?
Igreja Católica
Casais em crise devem ser auxiliados pelos padres, com o apoio da Pastoral Familiar. Esta faz parte da Comissão para a Vida e Família da Arquidiocese de Vitória e está presente nas 91 paróquias.
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Desenvolve ações voltadas ao fortalecimento da vida conjugal por meio do Ministério da Família. Os encontros de casais, por exemplo, tratam, de forma aberta e prática, de temas como fidelidade, confiança mútua, sexualidade saudável, finanças, perdão e comunicação.
Missão Praia da Costa
Realiza encontro de casais e acompanhamento, inclusive com psicólogos, se necessário. Desenvolve o projeto “Escola Missão em Família”, com diversos cursos, inclusive aqueles para ajudar casais. É um trabalho feito por voluntários.
Há cursos em que são trabalhados históricos familiares de traumas, separações, divórcios, vícios, rejeições, tendo o benefício de restauração da família, lares edificados e fortalecidos .
Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vera Cruz (IEADVC)
Na IEADVC, para ajudar casais a fortalecer a relação e superar crises, ocorre o curso “Casados Para Sempre”, Encontro de Casais e a palestra “Entre Casais”, em que é feita uma roda de conversa com casais.
Igreja Presbiteriana da Serra
Conta com uma classe de casais que funciona todos os domingos. Nela, são abordados temas voltados aos desafios do casamento, tendo como base e princípio a Bíblia.
Também são feitos encontros trimestrais com palestrante. Uma vez por ano tem Encontro de Casais, em hotel ou sítio, com programação e palestras.
Assembleia de Deus Nova Vida (ADNV) - Itapuã
Realiza cursos voltados para casais, como o “Casados Para Sempre” e o “Aliança”, e também desenvolve o “Entre Casais”, um encontro mensal exclusivo para os casais através de séries de mensagens bíblicas sobre vida conjugal. Há ainda o Retiro de Casais.
Primeira Igreja Batista em Goiabeiras
Desenvolve eventos específicos para casais ao longo do ano, onde são promovidas palestras e pregações com temas relativos à vida conjugal. Também há cursos esporádicos, como o “Casamento Cuidado”.
Semanalmente, pequenos grupos de estudos bíblicos se reúnem, e eles também são um espaço de cuidado para os casais.
Fonte: Igrejas consultadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários