X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • COLUNAS
    • Eu Consumidor
    • Olhar Político
    • Trend social
    • Tribuna da bola
    • AutoMotor
    • Podcoluna
  • COTIDIANO
    • Saúde
    • Educação
    • Previsão do Tempo
    • Loteria
    • Mobilidade
    • Polícia
    • Horóscopo
  • ECONOMIA
    • Guia Econômico
    • Oportunidades
  • POLÍTICA
  • CULTURA
    • Agenda Cultural
    • Famosos
  • TURISMO
  • ESPORTES
    • Esportes Pernambuco
    • Campeonato Brasileiro
  • BRASIL
  • INTERNACIONAL
  • TV TRIBUNA
    • Programação
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • Cecília Chaves
    • BEM VOCÊ
    • Hora da Treta
    • Ponto de Vista
    • Automotor
    • Tribuna da Bola
    • Mesa de bar
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • COLUNAS
  • PODCOLUNA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • POLÍCIA
  • COTIDIANO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 23°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • PODCASTS
    • Estúdio Tribuna Online
    • Caçadores de Destinos
    • Histórias Empresariais
    • Economia ES
    • Tribuna Esportes
    • Fala Doutor
    • Mulheres que Inspiram
    • Mundo Digital
    • Pod Social
    • Agenda Cultural
    • Playlist da Semana
    • Tribuna nas Escolas
    • Apita Aí
  • COTIDIANO
    • COTIDIANO
    • Saúde
    • Educação
    • Previsão do Tempo
    • Loteria
    • A Tribuna nas Escolas
    • TRÂNSITO
    • Polícia
  • TV TRIBUNA
    • Tribuna Manhã
    • TN1
    • TN 2
    • TN ESPECIAL
    • Brasil Urgente ES
    • TRIBUNA AGRO
    • Eu e Elas
    • AUTOMOTOR
    • Fique por Dentro
    • PONTO DE VISTA
    • Apita Aí
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • EDIÇÃO DIGITAL
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • Enem
    • Assine A Tribuna
    • Conteúdos Especiais
  • COMERCIAL
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CENTRAL DO ASSINANTE
  • PROMOÇÕES
  • NEWSLETTER
  • FAQ
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • COLUNISTAS
  • ENEM
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • SAÚDE
  • AT2
  • COTIDIANO
  • PROMOÇÕES
  • TURISMO
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Vitória chega a 500 dias sem casos de feminicídio

Prefeitura comemora marca e avalia que educação em tempo integral e autonomia financeira ajudam a reduzir os números

Eliane Proscholdt
Eliane Proscholdt
27/10/2025 - 15:33
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Vitória chega a 500 dias sem casos de feminicídio
Prefeito Lorenzo Pazolini na Central Integrada de Operações e Monitoramento da Guarda de Vitória |  Foto: Leone Iglesias/AT

Vitória completou, na última semana, 500 dias sem registro de feminicídios – a última ocorrência foi em 8 de junho de 2024. A prefeitura da capital comemora a marca e atribui o resultado à combinação de educação em tempo integral, qualificação profissional – ligada à autonomia financeira das mulheres –, fortalecimento das políticas sociais e integração com todas as forças de segurança.

O prefeito Lorenzo Pazolini aponta que na educação, a expansão das escolas em tempo integral, de 4 unidades em 2021 para 41 em 2025, permite que crianças permaneçam mais tempo na escola e que mães possam trabalhar ou participar de cursos profissionalizantes da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho.

Junto a isso, a qualificação profissional tem oferecido oportunidades para mulheres conquistarem autonomia financeira, permitindo que saiam de situações de violência doméstica sem depender economicamente de agressores.

Desde 2021, mais de 2.300 vagas foram disponibilizadas em cursos profissionalizantes, beneficiando especialmente mães que antes não tinham condições de estudar ou trabalhar.

Na saúde, destaque para atendimentos voltados à proteção da mulher, incluindo a Casa Rosa, centro de acolhimento para mulheres e famílias vítimas de violência, que oferece suporte psicológico, médico e orientação em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), ligado à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos.

“As mulheres recebem atendimento integral, orientação para inserção no mercado de trabalho e acompanhamento psicológico, reforçando a importância de políticas que se cruzam para gerar impacto efetivo”, ressaltou Lorenzo Pazolini.

Mas é preciso ficar atento, já que antes que um feminicídio aconteça, há sinais que qualquer pessoa pode observar, não somente a mulher em situação de violência.

“Muitas vezes não se resume às agressões físicas. O silêncio, o controle, as ameaças e até a violência patrimonial fazem parte de um ciclo que precisa ser interrompido com informação, apoio e proteção”, descreveu a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.

A Guarda Civil Municipal atua no enfrentamento da violência por meio de patrulhamento preventivo, monitoramento e tecnologia, como o Botão Maria da Penha.

Saiba mais

O que fazer se for vítima

Em caso de emergência, ligue 190.

Procure um local seguro, afastando-se do agressor.

Registre a ocorrência em uma delegacia, preferencialmente a Delegacia da Mulher.

Solicite medidas protetivas para afastamento do agressor.

Acione a rede de proteção: Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Vitória e Botão Maria da Penha.

Guarde provas da violência: mensagens, fotos, áudios e exames.

Botão Maria da Penha

Implantado em Vitória, é entregue a mulheres com medidas protetivas de urgência. Envia a localização da vítima em tempo real à Central da Guarda. Quando acionado, um alerta é feito para a Central e é deslocada a viatura mais próxima .

Casa Rosa

Inaugurada em 2021, conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos. O atendimento inclui escuta, avaliação de risco, acompanhamento médico e psicossocial, e orientações para inserção no mercado de trabalho.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h. Contato: 3332-3290 e [email protected], Rua Hermes Curry Carneiro, nº 360, Ilha de Santa Maria.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

O que ele diz sobre...

Combinação de políticas públicas

“O que vemos hoje vai muito além de ações isoladas, é a combinação de políticas de educação, assistência social, saúde, cidadania e segurança, que transforma a vida das pessoas. Mulheres com proteção, crianças com educação de qualidade, famílias amparadas, isso cria esperança e reflete em uma cidade mais segura. Vitória hoje está há mais de 500 dias sem registros de feminicídio e tivemos uma redução histórica nos homicídios pela metade”.

Educação em tempo integral

“Quando nós levamos a escola em tempo integral para dentro das comunidades, aquelas mulheres que eram vítimas de violações de direitos, violência patrimonial, violência física, violência moral e agressões passam a ter uma oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho”.

Qualificação profissional e autonomia financeira

“Com a escola em tempo integral, mulheres vítimas de violência conseguem cuidar dos filhos enquanto participam de cursos profissionalizantes. Desde 2021, mais de 2.300 vagas em 20 cursos permitiram que essas mulheres conquistassem independência financeira, reduzindo a dependência do agressor e fortalecendo sua cidadania.”

Segurança pública

“Desde 2024, a Guarda Civil Municipal de Vitória utiliza Inteligência Artificial junto às câmeras de monitoramento da cidade. Capaz de captar comportamentos atípicos, de veículos ou de pessoas, o software permite, por exemplo, detectar colisões e veículos quebrados em ruas e avenidas o mais rápido possível”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Prefeito Lorenzo Pazolini na Central Integrada de Operações e Monitoramento  da Guarda de Vitória

CIDADES

20% das crianças e adolescentes já receberam mensagens sexuais, diz estudo

Prefeito Lorenzo Pazolini na Central Integrada de Operações e Monitoramento  da Guarda de Vitória

CIDADES

Veja como vai ficar o novo Terminal de Carapina

Prefeito Lorenzo Pazolini na Central Integrada de Operações e Monitoramento  da Guarda de Vitória

CIDADES

Linhas do Transcol mudam a partir deste domingo no Terminal do Ibes

Prefeito Lorenzo Pazolini na Central Integrada de Operações e Monitoramento  da Guarda de Vitória

CIDADES

Roupas, tecidos e calçados em alta no comércio capixaba

Ícone tags Tags direitos humanos feminicídio Políticas públicas Violência vitória

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE

ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026

NOTÍCIAS

Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação ES À FRENTE Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026
NOTÍCIAS Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação ES À FRENTE Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COTIDIANO

Saúde Educação Previsão do Tempo Loteria Mobilidade Polícia Horóscopo do Dia

ECONOMIA

Guia Econômico Oportunidades

POLÍTICA

CULTURA

Agenda Cultural FAMOSOS

TURISMO

ESPORTES

COLUNISTAS

Eu, Consumidor Automotor Tribuna da Bola Olhar Político Trend Social Podcoluna

REDE TRIBUNA E SERVIÇOS

TV Tribuna Tribuna FM 107,9 Comercial / Anuncie FAQ

CONTATO E PARTICIPAÇÃO DO LEITOR

Sugestões de Pauta WhatsApp da Redação Telefone Geral: (81) 2011-0088
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
COTIDIANO Saúde Educação Previsão do Tempo Loteria Mobilidade Polícia Horóscopo do Dia
ECONOMIA Guia Econômico Oportunidades
POLÍTICA
CULTURA Agenda Cultural FAMOSOS
TURISMO
ESPORTES
COLUNISTAS Eu, Consumidor Automotor Tribuna da Bola Olhar Político Trend Social Podcoluna
REDE TRIBUNA E SERVIÇOS TV Tribuna Tribuna FM 107,9 Comercial / Anuncie FAQ
CONTATO E PARTICIPAÇÃO DO LEITOR Sugestões de Pauta WhatsApp da Redação Telefone Geral: (81) 2011-0088

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM