X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aquaviário já se prepara para viagens em maio

Um catamarã com espaço para 98 pessoas e dois barcos farão parte do sistema, que terá três pontos de embarque e desembarque


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aquaviário já se prepara para viagens em maio
O governador Renato Casagrande e os prefeitos Lorenzo Pazolini e Arnaldo Borgo Filho participaram de teste |  Foto: © Divulgação

Convento da Penha, Penedo e  orla de Cariacica. Essas e mais belezas dos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica poderão ser vistas do mar por meio dos barcos do novo Aquaviário, que será lançado em maio.   

A nova opção de mobilidade urbana deve transportar de quatro a cinco mil passageiros diariamente. E uma das pessoas que se encantou com esse meio de transporte aquático foi o governador Renato Casagrande. 

Ele marcou presença em um dos testes de embarcação e de percurso que estão sendo realizados com o primeiro barco do sistema, que chegou ao Estado em outubro do ano passado, e pôde acompanhar o funcionamento do catamarã, além de admirar a paisagem.   

“Foi uma viagem de teste excepcional. A paisagem é linda. Por isso que as pessoas que já usaram o Aquaviário no passado têm tanta expectativa da gente voltar com esse  transporte”, disse.

Além de Casagrande, o teste contou com a presença dos prefeitos de Vitória e Vila Velha, Lorenzo Pazolini e Arnaldo Borgo Filho. Os testes são realizados para a   emissão e validação das licenças necessárias para o início das atividades do barco.  

Junto com o catamarã, que tem espaço para o transporte de 98 pessoas, outros dois barcos farão parte do sistema Aquaviário, sendo que um deles abrange de 90 a 100 passageiros, e o outro mais de 100 pessoas, por ter dois andares.

As estações para os barcos ficam localizadas na Praça do Papa, em Vitória; Prainha, Vila Velha, e Porto de Santana, Cariacica. 

Anteriormente, o projeto previa quatro barcos e quatro estações, sendo a quarta localizada na Rodoviária, em Vitória.  “Precisamos fazer uns ajustes de projeto com a Prefeitura de Vitória. Tomamos a decisão para poder acelerar e executar três estações enquanto a gente fazia a aprovação da Rodoviária de Vitória”, comentou o  secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.  

Ele também acrescentou que novas estações serão implantadas em Vitória e Vila Velha, mas não há prazo  e nem local. O novo Aquaviário estava com entrega prevista para março deste ano. 

“Alguns procedimentos acabaram tendo uma demora, como a construção. O barco chegou e também precisou passar por alguns ajustes”, explicou Damasceno.

Embarcações

Inicialmente, três embarcações farão parte do sistema Aquaviário.

duas delas terão capacidade de transportar de 90 a 100 passageiros. Uma é um barco catamarã,  e a outra é um monocasco.

A terceira embarcação, que é um catamarã, possui dois andares e terá capacidade para transportar mais de 100 pessoas. 

Leia mais:

Vitória quer definir regras para serviço de mototáxi

Ajuda de super-heróis para vencer o medo de dentista no ES

O primeiro barco chegou em Vitória em outubro do ano passado e está em fase de testes para a emissão e validação das licenças necessárias para o início das atividades.  

O segundo barco está previsto para chegar em 30 dias, e o terceiro, em 45 dias.

Os barcos são equipados com ar-condicionado, espaço para seis bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi a bordo. Também há colete salva-vidas.

Barcos com nomes

Os barcos do Aquaviário terão nome de ponto turístico.

As lanchas se chamarão Fonte Grande,    Penedo e Moxuara.

Números

Cerca de quatro a cinco mil pessoas poderão ser transportadas por dia por meio dos três barcos do Aquaviário. 

As obras para construção das estações do novo Aquaviário foram contratadas com investimento de cerca de R$ 5 milhões e as embarcações representam um total de R$ 615 mil mensais, a partir do início das atividades.

Trajeto 

Dois barcos farão um trajeto da Prainha, Praça do Papa e Porto de Santana, enquanto o outro, que possui dois andares, fará o trajeto da Prainha  e Praça do Papa.

O percurso da Prainha para a Praça do Papa é de cinco minutos de duração. 

O percurso de Praça do Papa a Porto de Santana é de 35 minutos de duração.

Estações

Três estações do novo Aquaviário funcionarão,  sendo elas  localizadas na  Praça do Papa, em Vitória; Prainha, em Vila Velha, e Porto de Santana, Cariacica.

Os pontos foram definidos depois da realização de estudos que levaram em consideração critérios como demanda de passageiros, conexões com linhas de ônibus e ciclovias ou ciclorrotas, impactos socioambientais, entre outros.

Os pontos de embarque e desembarque contam com estrutura onde os passageiros podem aguardar a embarcação. 

Para o acesso aos barcos haverá uma interligação, como uma  ponte, que será coberta.

A estação de Porto de Santana já está finalizada. A de Vitória tem previsão de finalização para 15 dias, e a de Vila Velha, para 30 dias.  

Cada estação contará com estrutura de segurança  por meio de câmeras de videomonitoramento.

Pagamento 

O valor das passagens será o mesmo praticado nos ônibus e a integração entre os veículos e os barcos será viabilizada pelo Cartão GV. 

Quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o Aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. Para  isso, será necessário a utilização do CartãoGV.

Leia mais:

Após incidentes, tubarões podem ser monitorados por chip em PE

Grande Vitória tem 4 mortes por dengue neste ano

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: