X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Grande Vitória tem 4 mortes por dengue neste ano

Em todo o Espírito Santo, já foram registradas 12 mortes pela doença neste ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória tem 4 mortes por dengue neste ano
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue |  Foto: Reprodução/Canva

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registou 12 mortes por dengue no Espírito Santo até a manhã desta terça-feira (14). O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, informou que quatro dessas mortes foram registradas em cidades da Grande Vitória. 

Em todo o ano passado, o Espírito Santo registrou seis mortes por conta da dengue, ou seja, em três meses, a quantidade de óbitos já é o dobro de todo ano passado.

Na Grande Vitória, foram registradas duas mortes pela doença em Vitória e outras duas na Serra. Até o momento, os demais municípios que compõem a região não têm óbitos causados pela dengue confirmados.

No Estado, todas as vítimas da dengue neste ano são adultos, segundo Reblin. 

A cidade de Linhares, no Norte capixaba, é a que contabiliza a maior quantidade de vidas perdidas por conta da doença. São três pessoas que morreram vítimas da dengue. 

Em Castelo, outras duas mortes foram registradas. Já Muqui, Muniz Freire e Governador Lindenberg relatam uma morte cada. 

O subsecretário informa que há outras mortes ainda sob investigação. 

Hidratação

O subsecretário de Vigilância em Saúde orienta que, em caso de sintomas de dengue, a pessoa deve se hidratar bastante e buscar o serviço de saúde para uma avaliação. "O que salva da dengue é a hidratação", informou ele.

No Estado, na última semana, foram registradas 7.979 notificações de casos da doença. Nesta semana, o número é de 2.538 notificações. 

Reblin afirma que o Ministério da Saúde não providenciou o inseticida usado para o combate do mosquito causador da doença. O produto é usado nos carros de fumacê. 

"Praticamente um ano antes que se fazem as compras. O Ministério da Saúde, que é o órgão responsável por isso, não providenciou em tempo hábil a aquisição do produto químico, o inseticida, para combater o mosquito adulto. O Ministério da Saúde está em tratativa para fazer a aquisição do produto e não sabemos quanto tempo isso deve levar. No momento, não tem no Brasil para o Sistema Único de Saúde recomendado e testado pelo Ministério da Saúde. Se algum estado faz a iniciativa de aquisição, é do produto que o ministério está recomendando", explicou Reblin.

LEIA MAIS

Mortes por dengue este ano já superam 2022

Adolescentes internados em estado grave com dengue

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: