X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ajuda de super-heróis para vencer o medo de dentista no ES

Odontopediatras têm usado jalecos de personagens infantis para ganhar a confiança das crianças na hora das consultas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ajuda de super-heróis para vencer o medo de dentista no ES
A dentista Lorena Grellert |  Foto: Leone Iglesias/AT

Para combater o medo do dentista, nada melhor do que  a ajuda de super-heróis. Afinal, quem não gostaria de ser consultado pelo Super-Homem e pela Mulher-Maravilha?

Leia mais notícias sobre Cidades aqui 

Pensando nisso, odontopediatras se empenham com ideias criativas, vestindo  jalecos de personagens  das telinhas e transformam momentos que poderiam ser até assustadores para a criançada em consultas tranquilas.

Uma das profissionais que se dedica nessa jornada lúdica é a odontopediatra Lorena Grellert, que veste jaleco de Mulher-Maravilha e de outras temáticas divertidas.

“Trabalhar assim  já quebra o clima, já encanta a criança, tirando o foco da parte médica, do jaleco branco, daquele medo que as crianças já têm. Isso ajuda muito a favorecer um bom comportamento”. 

Nas consultas, Lorena também utiliza algumas técnicas: “falar-mostrar-fazer”, em que ela fala para o paciente o que vai ser feito e mostra a ele por meio de brinquedos, para depois  realizar o procedimento; técnica de modelagem, em que simula o procedimento no acompanhante do paciente, para depois realizar a ação com a criança. 

Também há a técnica do reforço positivo, em que Lorena presenteia os pequenos pelo bom comportamento. Uma das pacientes da dentista é Maria dos Santos Pego, de 1 ano e 3 meses.

Seu pai, o técnico mecânico Rogério Alves Pego, de 47 anos, contou que gosta  de consultas odontológicas lúdicas, principalmente em relação à personalização dos jalecos dos dentistas.

“A criança se sente mais à vontade com os jalecos divertidos. Minha filha pegou trauma de tomar vacina no posto de saúde, não gosta de roupa branca porque transmite insegurança a ela”. 

Outra odontopediatra que trabalha com variadas técnicas para tranquilizar as crianças no consultório é Marcela Pedra. “Cada criança tem um perfil de maturidade, então o dentista tem de filtrar para ver a maturidade que casa com a técnica que ele vai utilizar”, explicou. 

Ela usa jalecos coloridos, aromaterapia (com óleos essenciais de lavanda para acalmar e diminuir a ansiedade), e musicoterapia, ao cantar músicas infantis. 

“Quanto mais cedo a criança for ao dentista, melhor. Desde os seis meses é fundamental, para que ela não tenha medo no futuro. Isso faz com que ela crie vínculo com o profissional”.

Superdentista no consultório

O odontopediatra com atuação focada em pacientes com autismo, Lucas Gazzinelli, encanta muitas crianças em seu consultório, inclusive  Gabriel Holtz, de 12 anos. 

Lucas criou o nome fantasia “Superdentista”, fazendo referência ao  Super-Homem. “A ideia é de ter um super-herói para limpar os dentes das crianças e os deixar fortes. Quero dar esse poder para elas”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Ajuda de super-heróis para vencer o medo de dentista no ES
O dentista Gabriel Holtz, desde om s |  Foto: Leone Iglesias/AT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: