Alunos da rede pública conquistam 287 medalhas de Matemática
Ao todo, 24 estudantes levaram medalha de ouro, 60 de prata e 203 de bronze. Número é 59,4% maior se comparado a 2022
Escute essa reportagem
Verdadeiras “ferinhas” da Matemática, estudantes de escolas da rede pública e particular do Estado receberam ontem suas medalhas referentes à edição de 2023 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A cerimônia, que ocorreu no Centro de Convenções de Vitória, reuniu alunos, professores e contou com a presença do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
Ao longo do evento, foi destacado o aumento das medalhas conquistadas: comparado com a edição anterior, de 2022, houve um crescimento de 59,4%, saltando de 180 para 287.
Ao todo, 24 estudantes levaram medalha de ouro, 60 conquistaram a de prata e 203 a de bronze.
Elogiando os estudantes medalhistas, o governador afirmou que esse é um resultado que une a disposição e disciplina do aluno, o apoio familiar e também o trabalho realizado nas escolas. Ele ainda afirmou sobre a importância de estudar os números.
“A educação só avança se a gente puder ter de fato boa qualidade de aprendizado de Matemática e Português. A Matemática, em especial, tem às vezes uma resistência, rejeição e dificuldade, então, ter bons alunos, jovens que possam ser referências para incentivar outros, é muito importante”, comentou.
Dentre iniciativas do governo que incentivam a disciplina, Vitor de Angelo comentou sobre o Programa Matemática na Rede. Este tem como objetivo promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.
O programa conta com projetos como Monitoria de Matemática e Iniciação Científica de Matemática (PicMat).
“A própria Música na Rede, em certo sentido, incentiva bastante o pensamento matemático e raciocínio lógico, porque a música, para além da dimensão artística, tem muito de lógica”, deu outro exemplo de ação.
Durante a cerimônia, professores de Matemática de diferentes escolas foram homenageados pelo trabalho desenvolvido em sala de aula, como foi o caso da profissional Eduarda Bonifácio.
E uma curiosidade: além dessas 287 medalhas, que são da etapa nacional da Obmep, um total de 866 estudantes no Estado foram premiados pela etapa regional da olimpíada. Medalhas foram entregues em cerimônias realizadas nos últimos meses pelas 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE) do Estado.
Feras dos números
Dedicação total
Lucca Volnei Medina, 13 anos, conquistou a medalha de ouro e celebrou junto de sua mãe, Valeska Medina, 44.
“Me preparei fazendo provas passadas da Obmep, tem várias delas”, comentou o pequeno gênio.
Ele afirmou que o teste demanda muito esforço mental. “Não é só de fazer conta. É repleta de lógica. Fiquei muito feliz pelo resultado!”, disse o jovem, que estuda na escola municipal Álvaro de Castro Mattos, em Vitória.
Surpresa feliz
Maria Eduarda Gonçalves Gualandi, estudante da escola municipal Galdino Theodoro da Silva, em Cachoeiro de Itapemirim, contou que se surpreendeu ao saber que tinha ganhado medalha de bronze na Obmep.
“Quando vi que saiu o resultado e que eu tinha ganhado, fiquei muito feliz”.
Ela explicou que ama a disciplina. “Para se ter um resumo, neste ano tirei nota 100, e no ano passado, 99 em Matemática”.
Apoio da família
Gratidão
Estudante da escola municipal Veneciano, localizada em Nova Venécia, a jovem Eduarda dos Reis de Assis conquistou a medalha de bronze na Obmep.
“Fiquei muito empolgada quando recebi a notícia que tinha ganhado medalha. É algo muito inesperado estar no dia a dia e receber uma mensagem tão boa assim”, disse.
“Sinto-me muito grata por tudo. Tive todo o apoio da minha mãe, da minha família”, completou.
Fique por dentro
Obmep
É um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, revelar talentos da área e incentivar o ingresso de estudantes nas áreas científicas e tecnológicas do País.
Ela é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental até alunos da 3ª série do ensino médio, de escolas públicas e privadas.
A competição é dividida em duas fases: na primeira, são aplicadas provas objetivas, com 20 questões sobre diversos conteúdos da Matemática. Já na segunda, são aplicadas questões discursivas.
Na edição de 2023, a competição contou com mais de 18 milhões de inscritos de todo o Brasil.
No Estado, aproximadamente 350 mil estudantes foram inscritos na primeira fase, sendo que 17 mil foram classificados para a última etapa.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Comentários