Campeão brasileiro de Taekwondo vira símbolo da campanha pela adoção tardia no ES
Mateus Nascimento e Silva foi adotado aos 8 anos por casal capixaba
Escute essa reportagem
O atual campeão brasileiro de Taekwondo, Mateus Nascimento e Silva, se tornou símbolo para a campanha de adoção tardia no Estado. Ele foi adotado, junto com o irmão Davi, de três anos, em 2017, aos oito anos.
Durante o processo de adotação, o casal Israel Leandro da Silva e Josélio Santos Nascimento, decidiu ampliar as características que buscavam e encontraram nos irmãos o sonho de formar uma família. Com o apoio familiar e o incentivo à educação e ao esporte, Mateus conquistou o campeonato brasileiro de Taekwondo, realizado em setembro, no Rio de Janeiro.
A conquista revela a importância da visibilidade para a aceitação de crianças e adolescentes acima de 8 anos por parte dos pretendentes. Para a família, a partir da adoção, o jovem Mateus, hoje com 15 anos, teve acesso a oportunidades que podem mudar a sua história.
Porém, a adoção de crianças mais velhas não é comum entre os pretendentes de adoção. De acordo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), atualmente existem 699 pretendentes habilitados para adoção no Estado. Porém apenas 25 deles aceitam crianças com idade acima de 8 anos.
Com a intenção de incentivar a adoção de crianças mais velhas, adolescentes, grupos de irmãos e crianças com algum tipo de deficiência, o TJES criou o projeto “Esperando por você”, que tem ajudado famílias a se conectarem cada vez mais. Desde 2017, mais de 40 participantes finalizaram o processo de adoção.
Comentários