X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Campeão brasileiro de Taekwondo vira símbolo da campanha pela adoção tardia no ES

Mateus Nascimento e Silva foi adotado aos 8 anos por casal capixaba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Campeão brasileiro de Taekwondo vira símbolo da campanha pela adoção tardia no ES
|  Foto: - Divulgação/TJES

O atual campeão brasileiro de Taekwondo, Mateus Nascimento e Silva, se tornou símbolo para a campanha de adoção tardia no Estado. Ele foi adotado, junto com o irmão Davi, de três anos, em 2017, aos oito anos.

Durante o processo de adotação, o casal Israel Leandro da Silva e Josélio Santos Nascimento, decidiu ampliar as características que buscavam e encontraram nos irmãos o sonho de formar uma família. Com o apoio familiar e o incentivo à educação e ao esporte, Mateus conquistou o campeonato brasileiro de Taekwondo, realizado em setembro, no Rio de Janeiro.

A conquista revela a importância da visibilidade para a aceitação de crianças e adolescentes acima de 8 anos por parte dos pretendentes. Para a família, a partir da adoção, o jovem Mateus, hoje com 15 anos, teve acesso a oportunidades que podem mudar a sua história.

Porém, a adoção de crianças mais velhas não é comum entre os pretendentes de adoção. De acordo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), atualmente existem 699 pretendentes habilitados para adoção no Estado. Porém apenas 25 deles aceitam crianças com idade acima de 8 anos.

Com a intenção de incentivar a adoção de crianças mais velhas, adolescentes, grupos de irmãos e crianças com algum tipo de deficiência, o TJES criou o projeto “Esperando por você”, que tem ajudado famílias a se conectarem cada vez mais. Desde 2017, mais de 40 participantes finalizaram o processo de adoção.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: