Tranquilidade e diversão na Pérola do Caparaó
Aconchego, lazer ao ar livre, gastronomia e cultura são os pontos fortes de Guaçuí, uma cidade que fortalece a cada dia o turismo
Escute essa reportagem
Aconchego, tranquilidade e diversão. Um destino que oferece tudo isso merece um lugarzinho especial nos planos de quem quer desbravar o Espírito Santo. Esse é o caso de Guaçuí, a Pérola do Caparaó, que está a 230 quilômetros de Vitória.
A cidade, que tem mais de 29 mil habitantes, tem recebido cada vez mais visitantes, graças a parcerias e iniciativas que fortalecem o turismo e a colocam em destaque no mapa do Caparaó Capixaba.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Quem chega ao município é recebido de braços abertos por uma estátua do Cristo Redentor de mais de 20 metros de altura.
Aos pés do monumento, é possível apreciar uma vista privilegiada da cidade e aproveitar momentos de diversão ao ar livre, com parque para crianças e ampla área gramada.
No alto também está o Parque Municipal Adelino José Jeveaux, construído na área que era conhecida como “Torre da TV”, a quatro quilômetros do Centro. Situado a mil metros de altura, pode ser acessado de carro, de moto ou a pé. O nascer do sol é um espetáculo, e os voos de parapente também são uma atração do local.
“Guaçuí tem belas cachoeiras, com destaque para a Véu de Noiva e a Cachoeira da Tremedeira, onde é possível descer as corredeiras de caiaque. A comunidade quilombola e o artesanato também fazem parte da identidade local e encantam os visitantes. Temos um conjunto de atrativos que, aliado à infraestrutura dos empreendimentos, contribui para atrair turistas de todo o Espírito Santo, de outros estados e de fora do Brasil”, ressaltou o guia de turismo Guilherme Mandrake.
O Sebrae-ES acompanha cerca de 30 empreendimentos turísticos locais, disponibilizando soluções para melhorar a experiência dos visitantes.
“Criamos rotas turísticas e estamos estruturando o Conselho Municipal de Turismo, para elaboração de um Planejamento de Ações”, destacou Renato José Lopes Machado, coordenador regional do Sebrae Guaçuí.
O superintendente municipal de Turismo, Marcos Roberto Nunes Medeiros, disse que a prefeitura vem intensificando a divulgação da cidade para torná-la mais conhecida dentro e fora do Espírito Santo.
“Em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, o Sebrae e o Senac, também oferecemos qualificação e capacitação, para fortalecer o comércio local e a nossa agroindústria”, citou.
* KR Comunicação
Cafeterias fazem sucesso
O Caparaó Capixaba se destaca pela produção de cafés especiais. Logo, não é de se estranhar que na região a bebida seja um dos atrativos. Em Guaçuí, as cafeterias fazem sucesso com os turistas.
A Varanda Café e Prosa, no Centro, é uma delas. Em 2018, o casal Lívia Borges e Carlos Diego resolveu apostar no negócio, com o intuito de ter na cidade um local onde as pessoas pudessem comprar os cafés dos produtores da região e desfrutar de um ambiente agradável.
“Não somos só uma cafeteria. Estamos engajados em servir e ensinar sobre a cultura do café especial, de como ele une pessoas, gera renda, cria empregos e fomenta o desenvolvimento da cidade”, disse Lívia Borges.
A Grano também merece ser incluída no roteiro dos visitantes. Descrita como panificadora, confeitaria, lanchonete e cafeteria, nota-se de imediato que na Grano é possível apreciar inúmeras delícias, entre pães, doces e, claro, cafés especiais. O estabelecimento fica no centro de Guaçuí.
Sabores da terra na bagagem
O agroturismo em Guaçuí proporciona aos visitantes, mais do
que apreciar a cidade, experimentar os sabores da terra. No município, são produzidos geleias, licores, cafés especiais e outras delícias que os turistas levam para casa.
Em 2009, um grupo de mulheres camponesas se reuniu para transformar em renda o que cultivavam nas propriedades. Goiaba, acerola, manga, mamão e outras frutas fazem parte das saborosas receitas que elas compartilham.
“Tudo o que cultivamos nas nossas terras vira matéria-prima para os produtos que fazemos, que são vendidos em feiras e em comércios da cidade”, disse Nelci Sanches da Rocha, uma das mulheres camponesas.
De dar água na boca são também as geleias e os licores gourmet feitos pela L’Aguiar Produtos Artesanais. Os turistas podem comprar as delícias na propriedade, que abre para visitação mediante agendamento, em estabelecimentos físicos e até pela internet.
Comentários