X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tranquilidade e diversão na Pérola do Caparaó

Aconchego, lazer ao ar livre, gastronomia e cultura são os pontos fortes de Guaçuí, uma cidade que fortalece a cada dia o turismo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tranquilidade e diversão na Pérola do Caparaó
Estátua do Cristo Redentor de mais de 20 metros de altura é a porta de entrada para quem visita Guaçuí |  Foto: Divulgação

Aconchego, tranquilidade e diversão. Um destino que oferece tudo isso merece um lugarzinho especial nos planos de quem quer desbravar o Espírito Santo. Esse é o caso de Guaçuí, a Pérola do Caparaó, que está a 230 quilômetros de Vitória.

A cidade, que tem mais de 29 mil habitantes, tem recebido cada vez mais visitantes, graças a parcerias e iniciativas que fortalecem o turismo e a colocam em destaque no mapa do Caparaó Capixaba.

MATÉRIAS RELACIONADAS:


Quem chega ao município é recebido de braços abertos por uma estátua do Cristo Redentor de mais de 20 metros de altura.

Aos pés do monumento, é possível apreciar uma vista privilegiada da cidade e aproveitar momentos de diversão ao ar livre, com parque para crianças e ampla área gramada.

No alto também está o Parque Municipal Adelino José Jeveaux, construído na área que era conhecida como “Torre da TV”, a quatro quilômetros do Centro. Situado a mil metros de altura, pode ser acessado de carro, de moto ou a pé. O nascer do sol é um espetáculo, e os voos de parapente também são uma atração do local.

“Guaçuí tem belas cachoeiras, com destaque para a Véu de Noiva e a Cachoeira da Tremedeira, onde é possível descer as corredeiras de caiaque. A comunidade quilombola e o artesanato também fazem parte da identidade local e encantam os visitantes. Temos um conjunto de atrativos que, aliado à infraestrutura dos empreendimentos, contribui para atrair turistas de todo o Espírito Santo, de outros estados e de fora do Brasil”, ressaltou o guia de turismo Guilherme Mandrake.

O Sebrae-ES acompanha cerca de 30 empreendimentos turísticos locais, disponibilizando soluções para melhorar a experiência dos visitantes.

“Criamos rotas turísticas e estamos estruturando o Conselho Municipal de Turismo, para elaboração de um Planejamento de Ações”, destacou Renato José Lopes Machado, coordenador regional do Sebrae Guaçuí.

O superintendente municipal de Turismo, Marcos Roberto Nunes Medeiros, disse que a prefeitura vem intensificando a divulgação da cidade para torná-la mais conhecida dentro e fora do Espírito Santo.

“Em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, o Sebrae e o Senac, também oferecemos qualificação e capacitação, para fortalecer o comércio local e a nossa agroindústria”, citou.
* KR Comunicação


Cafeterias fazem sucesso

O Caparaó Capixaba se destaca pela produção de cafés especiais. Logo, não é de se estranhar que na região a bebida seja um dos atrativos. Em Guaçuí, as cafeterias fazem sucesso com os turistas.

A Varanda Café e Prosa, no Centro, é uma delas. Em 2018, o casal Lívia Borges e Carlos Diego resolveu apostar no negócio, com o intuito de ter na cidade um local onde as pessoas pudessem comprar os cafés dos produtores da região e desfrutar de um ambiente agradável.

“Não somos só uma cafeteria. Estamos engajados em servir e ensinar sobre a cultura do café especial, de como ele une pessoas, gera renda, cria empregos e fomenta o desenvolvimento da cidade”, disse Lívia Borges.

A Grano também merece ser incluída no roteiro dos visitantes. Descrita como panificadora, confeitaria, lanchonete e cafeteria, nota-se de imediato que na Grano é possível apreciar inúmeras delícias, entre pães, doces e, claro, cafés especiais. O estabelecimento fica no centro de Guaçuí.


Sabores da terra na bagagem

O agroturismo em Guaçuí proporciona aos visitantes, mais do

Imagem ilustrativa da imagem Tranquilidade e diversão na Pérola do Caparaó
Geleias e doces variados |  Foto: Divulgação

que apreciar a cidade, experimentar os sabores da terra. No município, são produzidos geleias, licores, cafés especiais e outras delícias que os turistas levam para casa.

Em 2009, um grupo de mulheres camponesas se reuniu para transformar em renda o que cultivavam nas propriedades. Goiaba, acerola, manga, mamão e outras frutas fazem parte das saborosas receitas que elas compartilham.

“Tudo o que cultivamos nas nossas terras vira matéria-prima para os produtos que fazemos, que são vendidos em feiras e em comércios da cidade”, disse Nelci Sanches da Rocha, uma das mulheres camponesas.

De dar água na boca são também as geleias e os licores gourmet feitos pela L’Aguiar Produtos Artesanais. Os turistas podem comprar as delícias na propriedade, que abre para visitação mediante agendamento, em estabelecimentos físicos e até pela internet.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: