X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cachoeiras e muita aventura no roteiro pelo Caparaó Capixaba

Trilhas no meio da floresta e locais para rapel e escalada estão dentro do roteiro no Caparaó Capixaba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiras e muita aventura no roteiro pelo Caparaó Capixaba
Cachoeira da Fumaça, com 140 metros de queda, está entre as mais exuberantes do Espírito Santo |  Foto: Divulgação

Com licença para o trocadilho: parece impossível não se alegrar em Alegre. O município, localizado no Caparaó Capixaba, tem muitos atrativos para quem gosta de aventura e de curtir a natureza.

A Pedra do Pombal, no distrito de Rive, tem 997 metros de altitude. É parada certa no roteiro de quem curte caminhar em trilhas no meio da floresta e dos praticantes de rapel e escalada, porque possui uma via grampeada de 70 metros de altura.

Veja aqui mais conteúdos dos Caçadores de Destinos 

O Sítio Santa Clara também tem trilhas e rapel e proporciona vista panorâmica do município.

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiras e muita aventura no roteiro pelo Caparaó Capixaba
"Estamos estudando a melhor maneira de fazer parcerias com o setor privado, para potencializar o turismo no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça", Felipe Rigoni, secretário de Estado do Meio Ambiente |  Foto: Divulgação

Por falar em vista panorâmica, apreciar a natureza é o que se faz a todo tempo em Alegre. Não faltam paisagens exuberantes. O Mirante do Tio Branco, por exemplo, oferece uma bela vista da cidade e possui área de lazer sustentável, ótima para quem passeia com crianças.

Os apreciadores de cachoeira precisam conhecer Alegre. Além das cachoeiras Linda e do Roncador, lá está a Cachoeira da Fumaça, com 140 metros de queda, uma das mais exuberantes do Espírito Santo.

Secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni ressalta que Alegre é privilegiado em termos de riquezas naturais, e isso se destaca no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, que tem um potencial turístico gigantesco.

“Estamos estudando a melhor maneira de fazer parcerias com o setor privado, para aproveitar esse ativo ambiental, proporcionando mais conforto para quem visita o parque e gerando emprego e renda para a população local”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiras e muita aventura no roteiro pelo Caparaó Capixaba
"Criamos em Alegre rotas turísticas que, ao mesmo tempo, fortalecem os empreendimentos locais e proporcionam atrativos a mais para os visitantes", Renato José Lopes Machado, coordenador regional do Sebrae |  Foto: Divulgação

O governo do Estado, através do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), iniciou neste ano obras de reforma e ampliação da sede do parque.

A Prefeitura de Alegre, em parceria com o Sebrae-ES e com o Senac, também tem ações para fortalecer o turismo local, com desenvolvimento de roteiros turísticos e cursos de capacitação para receber e atender bem os visitantes.

Os empreendimentos locais contam com o apoio do Sebrae em iniciativas para melhorar a gestão dos negócios.

“Capacitamos empreendedores, criamos rotas turísticas que incluem esses empreendimentos, fortalecendo-os e, ao mesmo tempo, proporcionando mais atrativos para os visitantes”, explicou Renato José Lopes Machado, coordenador regional do Sebrae.

Túneis e construções antigas

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiras e muita aventura no roteiro pelo Caparaó Capixaba
Prédio Castelinho é um dos locais que podem ser visitados em Alegre, no Sul do Estado |  Foto: Divulgação

Nem só de atrativos naturais é feito o passeio por Alegre, no Sul do Estado. Conhecer o município também inclui fazer uma viagem pela história por túneis, igrejas e construções antigas.

Na cidade, há três túneis centenários que faziam parte do trecho ferroviário da antiga Leopoldina Railway, que cortava o município. É possível atravessá-los.

O Túnel dos Ingleses de Cima, por exemplo, tem 180 metros de extensão e cerca de seis metros de altura. Ele foi construído com pedras sobrepostas.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, em Conceição, começou a ser construída em 1851, pelos primeiros exploradores da região. Ela possui vitrais que retratam a vida de Cristo.

Também em Conceição fica o Solar Miguel Simão, que está sendo restaurado. O prédio é um antigo palacete inaugurado em 1927. Os tetos e as paredes dos salões são cobertos com pinturas.

Outras atrações são o Castelinho, um minicastelo medieval do Oriente Médio, e a Escola de Ensino Fundamental Professor Lellis, inaugurada em 1931, onde funcionou o primeiro teatro da cidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Planos para o Festival de Alegre

O Festival de Alegre 2024 está confirmado. Faltam 242 dias para a 29ª edição do evento, que será realizada entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no feriado de Corpus Christi. Das 15 atrações musicais que devem se apresentar, 12 serão artistas nacionais.

A expectativa dos organizadores é que o festival atraia cerca de 100 mil pessoas para o município, nos três dias de programação.

“Fechamos a edição deste ano com chave de ouro, com um sentimento enorme de alegria e com a certeza de que, com a retomada do festival, estamos no caminho certo”, disse Elaine Sobreira, da empresa ATS Promoções, organizadora do evento.

O objetivo, segundo ela, é que o Festival de Alegre volte a ser realizado anualmente e retorne ao calendário oficial de eventos do Espírito Santo como o maior festival de música do Estado e um dos maiores do Brasil.

“O festival extrapola os limites alegrenses. Toda a região do Caparaó se beneficia economicamente, com o aquecimento do comércio e do setor hoteleiro, por exemplo, e a sociedade se fortalece como um todo”, destacou.

A diretora municipal de Turismo de Alegre, Luciene Neves de Assis, destacou que o município já está adotando medidas a fim de preparar a cidade para receber os milhares de visitantes.

“Como temos poucos hotéis na cidade, estamos, por exemplo, conversando com proprietários rurais para que, durante o festival, eles trabalhem com o sistema cama-café, aumentando assim a nossa capacidade de hospedagem”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiras e muita aventura no roteiro pelo Caparaó Capixaba
"A cidade de Alegre, além de muitas belezas, possui turismo rural, agroindústrias e uma gastronomia fantástica. Vale a pena conhecer", Luciene Neves de Assis, diretora municipal de Turismo |  Foto: Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: