Praias calmas atraem turistas para o Sul do ES
Presidente Kennedy também conta com lagoa e um imenso manguezal para quem curte dias de sossego em meio à natureza
Escute essa reportagem
No extremo Sul capixaba, na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, fica Presidente Kennedy. Com praias lindas e tranquilas, lagoa e um imenso manguezal, o município é um bom destino para os que gostam de curtir dias de sossego em contato com a natureza.
Lagoa e mar estão pertinho um do outro, por isso recebem até o mesmo nome. A Praia de Marobá, a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, é a mais famosa do município, muito frequentada por moradores e turistas, principalmente no verão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Com quiosques e restaurantes, é um ambiente aconchegante para ir com a família. As crianças, inclusive, costumam ficar encantadas, porque bem de frente para o mar fica a Lagoa de Marobá, natural e de água doce, onde elas podem se divertir à vontade.
A Praia das Neves está um pouquinho mais longe do Centro, a cerca de 28 quilômetros, mas vale muito a pena conhecer. O mar por lá é calmo, e a areia da praia é clara. Uma paisagem fascinante.
Nas praias de Presidente Kennedy é possível ver tartarugas, andorinhas, golfinhos e baleias. No manguezal, um dos maiores do Brasil, tem animais como capivaras, macacos e jacarés.
Todos esses atrativos mostram o potencial turístico de Presidente Kennedy. A administração municipal, em parceria com instituições como o Sebrae-ES, está desenvolvendo ações a fim de explorá-lo.
“Nosso município tem muitas belezas e potencialidades, e nós estamos trabalhando para mostrar isso ao Espírito Santo e ao Brasil”, disse Felipe Viana, secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
O prefeito Dorlei Fontão da Cruz destacou as obras que foram realizadas no município.
“A cidade está em transformação todos os dias. Nossas praias de Marobá e das Neves estão com as ruas calçadas, o esgoto agora é tratado, e a Estação de Tratamento de Água foi construída recentemente. Isso reflete positivamente no turismo local”, comentou.
Segundo o prefeito, está em fase final a licitação para construção da orla de Marobá, outro investimento que vai
fortalecer a atividade turística e atrair investimentos.
Rota
Somando esforços com o município está o Sebrae.
“Vamos desenvolver uma rota que valorize o potencial histórico, o patrimônio natural e a gastronomia locais. Estamos começando a sensibilizar as comunidades que farão parte dela, para que os turistas encontrem em Presidente Kennedy atrativos e atendimento diferenciados”, contou Thiago Costa, analista do Sebrae.
* KR Comunicação
Tradição e história religiosa
O turismo religioso é uma tradição de Presidente Kennedy. No município, na Planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana, fica a Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída pelo padre José de Anchieta com o trabalho de escravos e indígenas puris e botocudos.
O templo é considerado Patrimônio Artístico e Histórico do Estado. Um incêndio destruiu a igreja original, e uma nova foi erguida em 1694.
Após sofrer danos por conta da lenda sobre um suposto tesouro escondido sob a fundação, o santuário passou por um processo de restauração e, anualmente, recebe fiéis de todo o País durante a tradicional Festa das Neves, em homenagem ao dia de Nossa Senhora das Neves, celebrado em 5 de agosto.
Você sabia?
Com o nome em homenagem ao presidente americano John F. Kennedy, Presidente Kennedy tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Estado, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), graças aos royalties recebidos por estar localizado em áreas de extração de petróleo e gás.
Opiniões
"A cidade está em transformação todos os dias. Diversos investimentos influenciam positivamente no turismo local”
Dorlei Fontão da Cruz, prefeito de Presidente Kennedy
"Estamos trabalhando para mostrar as nossas belezas e potencialidades a todo o Espírito Santo e para o Brasil”
Felipe Viana, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
"Vamos desenvolver uma rota que valorize
o potencial histórico, o patrimônio natural e a gastronomia da cidade”
Thiago Costa, analista do Sebrae
Comentários