Praia de Meaípe, em Guarapari, já está com novo visual
Faixa de areia começa a ganhar distância entre o calçadão e o mar em apenas cinco dias de trabalho com a draga Ortelius
Escute essa reportagem
Em cinco dias de trabalho com a draga Ortelius em Meaípe, balneário de Guarapari, a faixa de areia começa a ganhar distância entre o calçadão e a água, mudando o visual da praia muito rapidamente.
Na ponta da orla, onde o processo de engordamento começou, na última quinta-feira, é possível visualizar a nova praia, o que encanta moradores e turistas, que estão assistindo aos trabalhos de perto.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui.
“É emocionante ver a praia de Meaípe começando a ganhar o novo visual. Em muitos momentos do dia não era possível mais caminhar pela areia porque a água batia direto no calçadão. Esse engordamento vai mudar a vida de Meaípe, e o balneário vai voltar a ser tão belo quanto foi nas décadas passadas”, disse o aposentado Roberto Rui, de 65 anos.
O engenheiro responsável pelo engordamento, Steven De Baets, esclareceu que a draga funciona 24 horas por dia para que o trabalho seja concluído em, no máximo, 11 semanas.
Leia mais:
Empresas vão construir 6 mil novos imóveis na Grande Vitória em 2023
Marquises colocam pedestres em perigo, dizem engenheiros
“A draga iniciou os trabalhos na quinta-feira no final do dia. Um tubo no fundo do mar passou a bombear uma mistura de água e areia para a cisterna. A tubulação recebe esse material e traz até a frente da praia. São 700 metros de tubulação da draga até a praia. A draga trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, para que possamos entregar a nova orla no prazo de 10 a 11 semanas”, esclareceu o engenheiro.
A cada descarga de areia na praia, são cinco metros cúbicos de jazida chegando para serem espalhadas pelas máquinas, que também trabalham de forma ininterrupta.
A cada 24 horas, uma média de seis descargas de areia são feitas. Conforme os trabalhos vão avançando, mais tubos são conectados na parte terrestre, para que a areia continue sendo despejada.
“A jazida dragada é espalhada, vamos conectando mais tubos terrestres e assim avançando na praia até chegar ao píer que está sendo construído no final da praia”, explicou Steven.
“Conforme as máquinas vão espalhando a areia, a água vai voltando para o mar, e a areia ficando na praia. No final serão 1 milhão de metros cúbicos a mais de areia na praia, permitindo que a faixa de areia passe a ter até 80 metros”, finalizou.
Leia mais:
Comentários