X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Empresas vão construir 6 mil novos imóveis na Grande Vitória em 2023

Pesquisa aponta que 90% das empresas vão lançar mais projetos neste ano do que em 2022, quando houve o maior número histórico


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Empresas vão construir 6 mil novos  imóveis na Grande Vitória em 2023
Projeção da varanda do Life Garden, empreendimento da Galwan na Enseada do Suá, em Vitória, um dos que terão novos imóveis na região metropolitana |  Foto: Divulgação

Confiantes com o mercado imobiliário,  construtoras vão lançar empreendimentos com  mais de 6 mil novos imóveis comerciais e residenciais  na Grande Vitória este ano. 

Os dados são da pesquisa   “Previsão de Lançamentos Imobiliários – Região Metropolitana de Vitória 2023”, do   Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES).

 Leia também

Reportagem de A Tribuna alertou sobre superdroga no ES

Roda de caminhão solta, atinge quatro crianças e uma morre na BR-040, em MG

 O diretor de Economia e Estatística do sindicato, Eduardo Borges, explicou que o levantamento ouviu 20 grandes empresas, que representam 80% do mercado.

Somente essas construtoras ouvidas afirmaram que pretendem lançar este ano 282 lojas e 50 salas comerciais, além de 5.741 unidades residenciais.

A pesquisa ainda  apontou que  90% das empresas pretendem lançar mais imóveis neste ano do que em 2022,  o maior percentual histórico, empatado com   2019. 

 O aumento da previsão de lançamentos residenciais, em comparação a 2022, ocorre principalmente em Vitória  e na Serra,  com  aumento de quase 30%, embora a quantidade absoluta continue sendo liderada por Vila Velha.

“Mesmo com mais empresas afirmando que irão ampliar os lançamentos, o número de unidades a serem lançadas por elas ainda  não superou o de 2022.  Mesmo assim, demonstra que o mercado está  confiante”, ressaltou Borges.

O diretor do Sinduscon ainda pontuou que o que tem levado a essa expectativa de mais lançamentos é a valorização imobiliária. “Como houve uma elevação expressiva de preços dos imóveis, isso passou a viabilizar mais negócios, com compra de terrenos em que antes não era possível.”

Entre os lançamentos imobiliários recentes na Capital, está o Galwan Life Garden Residencial, na   Praia de Santa Helena, da Galwan. 

O diretor da Associação Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo  (Ademi-ES) Gustavo Figueiredo ressaltou que a partir de meados de 2020, com a  pandemia de covid-19, o mercado  imobiliário sofreu grande expansão. 

 “A previsão é que em 2023 esse mercado ainda se mantenha aquecido,  principalmente com  lançamentos de empreendimentos de médio e alto padrão. As pessoas optaram por investir na qualidade de vida, então imóveis de luxo tiveram liquidez nos últimos anos”.

Capital vai ter o maior número de unidades da última década

Entre os municípios da Grande Vitória, a Capital tem previsto o lançamento do maior número de  imóveis  residenciais  dos últimos 10 anos.

O levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES) apontou que, em Vitória, no ano de 2022, estava previsto o lançamento de 1.455 novas unidades. Nos últimos 10 anos, até então, esse era a maior previsão da série histórica da pesquisa.

Já em 2023, as empresas ouvidas no levantamento, afirmaram que a previsão é de lançar 1.860 novas unidades.

Houve aumento também no município da Serra, que tem prevista 1.544 unidades residenciais para serem lançadas este ano. No ano passado, a expectativa era de 1.216.

O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, afirmou que, assim como no mercado como um todo, a valorização imobiliária na Capital é o que motivou essa maior expansão no número de unidades previstas nos últimos 10 anos.

“O segmento de alto padrão, principalmente, segue aquecido, e tem sido a aposta do empresariado”, diz Borges.

 Mesmo que a pesquisa não revele os bairros dos novos lançamentos, Borges revelou que regiões consideradas nobres devem receber mais empreendimentos.

“Temos a Praia do Canto, Santa Lúcia, Barro Vermelho, Enseada do Suá, Bento Ferreira como os bairros que devem ter novos lançamentos. Essas são regiões em que tivemos maior procura nos últimos anos por imóveis e, consequentemente,  uma maior valorização”.

Além disso, por causa da extensão territorial, Jardim Camburi também deve continuar com grande número de unidades a serem construídas.

O diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) Gustavo Figueiredo revelou que os novos  lançamentos também devem levar a uma maior contração. “Hoje, algumas construtoras  já sentem uma dificuldade em contratar alguns tipos de  mão de obra, como carpinteiro, pedreiro, armador”.

Lançamentos 

A pesquisa  “Previsão de Lançamentos Imobiliários – Região Metropolitana de Vitória 2023”  foi realizada pelo  Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES).

Foram ouvidas  20 maiores empresas no quesito “quantidade de unidades em produção”, no encerramento do ano de 2022, que representavam aproximadamente 80% do mercado em produção.

Porcentagem de empresas que pretendem aumentar a quantidade de lançamentos

2014 67%

2015 42%

2016 15%

2017 45%

2018 65%

2019 90%

2020 65%

2021 70% 

2022 70%

2023 90%


6.073 unidades de lançamentos residenciais e comerciais estão previstas para 2023 na Grande Vitória

 O número, no entanto, não representa a totalidade de obras e lançamentos, já que é o previsto para as 20 maiores empresas ouvidas na pesquisa. Não representa a totalidade.

Alguns lançamentos

Galwan

Life Garden Residencial

Localização:  na Praia de Santa Helena, esquina com Enseada do Suá, em Vitória. 

Terá unidades de três e quatro quartos, com metragens que variam de 101 m e 162 m, além de quatro coberturas duplex, todas com piscina e churrasqueira, que vão de 203 m a 337 m.

Lazer completo, com salão multiúso, espaço gourmet, brinquedoteca, fitness, sauna, churrasqueira, piscina e playground. 

Grand Construtora

Una Residence

Localização: Monte Belo, Vitória.

empreendimento residencial de luxo, tem apartamentos de três e quatro quartos, em um total de 124 unidades. 

O empreendimento terá, ainda, 37 andares, sendo os últimos três pavimentos dedicados ao lazer e à convivência, com piscina de borda infinita,  spa com piscina aquecida de hidromassagem,  lounges e espaços gourmet. 

Argo

Edifício Brisa Boulevard

Localização: Jockey de Itaparica, Vila Velha.

apartamentos de dois quartos com suíte, a partir de 58 metros quadrados, e  uma vaga de garagem. Lazer com piscinas adulto e infantil, deck molhado, sauna, churrasqueiras, praça, playground, espaço fitness, salão de festas, home office, espaço gourmet, quadra esportiva, bicicletário e espaço delivery.

Novos lançamentos

Além do empreendimento já lançado, a Argo ainda prevê  lançar novos empreendimentos no bairro Jockey de Itaparica, em 2023.

 MVR

Parque Vista dos Montes

Localização: região de Cariacica Sede.

Apartamentos de 2 quartos, a partir de 40,56 metros quadrados. Lazer com playground,  churrasqueira, bicicletário e outros.  

Novos lançamentos

Terá dois empreendimentos para serem lançados este ano, sendo um deles na Serra. Um dos lançamentos previstos terá 144 unidades e outro com 248 unidades.

Proeng

Alice Palombini Techno Home

Localização: Jardim Camburi, Vitória. 

Unidades de dois e três quartos, com apartamentos de 61 a 110m. Há ainda opção de apartamento com Garden. 

Empreendimento com  área de lazer na cobertura, além de painel solar para aquecimento de água do chuveiro, sauna com piscina integrada, espaço gourmet, entre outros itens de lazer. 

Bal Harbour Residence

Localização: Barro Vermelho, Vitória.

Unidades com Área entre  42 a 99m, com 1 e 2 quartos com opção de apartamento com Garden. 

O empreendimento terá chuveiros com aquecimento a gás/solar, coworking e sala de reunião, cross training, SPA com ofurô, entre outros itens. 

Harmony Techno Home

Localização: Praia de Itaparica, Vila Velha.  

Apartamentos studio e de 2 quartos, com área: 63 a 140m (unidades ainda disponíveis). 

Há opção de apartamento com Garden. Contará com  Mini Mercado, pet home care, coworking e sala de reunião, biblioteca, piscina com deck molhado, sunset lounge com spa, cross training, pub bar, entre outros itens. 

Fonte: empresas consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: