X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Comemoração de aniversário de Colatina conta com festas, moda e aventura

Grandes eventos, polo de moda e belas rotas turísticas atraem visitantes para a Princesa do Norte


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração de aniversário de Colatina conta com festas, moda e aventura
Quem visita a cidade é recebido de braços abertos por um Cristo Redentor com mais de 35 metros de altura |  Foto: Divulgação

Princesa festeira que entende tudo de moda. Em uma brincadeira de adivinhação sobre os municípios capixabas, essa seria uma boa alusão a Colatina, cidade no Noroeste do Espírito Santo que tem um agitado calendário de eventos e um polo de moda que atraem visitantes de dentro e de fora do Estado.

Nas décadas de 50 e 60, a cidade se destacou no cenário econômico capixaba e ganhou o título de Princesa do Norte. Colatina, o município com nome de mulher, foi batizado assim quando ainda era sede de distrito, em homenagem à Dona Colatina, esposa do governador Muniz Freire. 

Atualmente, a cidade cuja economia é uma das mais fortes do Estado, atraindo empresas e investimentos, busca se destacar também no turismo. 

“Colatina é a segunda melhor cidade do Estado na geração de empregos no turismo”, citou o prefeito Guerino Balestrassi.

O município tem investido no agroturismo, com rotas como as de São Pedro Frio, da Pereveca e das Flores, que oferecem turismo de experiência e de aventura.

“Muita gente faz rapel no Mirante de São Pedro Frio, por exemplo. Temos agências fomentando essas atividades. Além disso, nosso calendário de eventos, com o Fenaviola e o Arraiá Cola Colá, entre outros, coloca a cidade em evidência”, disse o secretário de Turismo, Adilson Vilaça. 

O Sebrae-ES é parceiro do município em iniciativas para fortalecer o turismo. “Realizamos capacitações e assessorias, a fim de ajudar empreendedores a gerir os negócios e receber bem os turistas”, explicou a gerente regional de desenvolvimento territorial, Carla Bortolozzo Bassetti.

A empresária Fabiani Reinholz tem uma agroindústria de chocolate em São João Pequeno, onde os visitantes podem conferir toda a produção e degustar as delícias. “Queremos oferecer uma vivência inesquecível”, disse.  

No quesito moda, o município se destaca para além das divisas do Estado. “Somos o maior polo de confecções do Sudeste, com mais de 200 empresas. O Shopping de Atacado Moda Brasil recebe, por mês, 3,5 mil pessoas”, disse Miguel Chieppe, secretário de  Desenvolvimento Econômico.

*KR Comunicação

Pereveca: iguaria típica da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração de aniversário de Colatina conta com festas, moda e aventura
Marcelo, Elziane e a pereveca |  Foto: Divulgação

A visita a Colatina não é completa, se não incluir uma parada para comer pereveca. Sim! Esse é o nome da iguaria típica da cidade, um pão recheado com doce de banana e amendoim e com um toque de cachaça. O município criou, inclusive, a Rota da Pereveca, entre os distritos de Baunilha e Boapaba, para promover os empreendimentos e a cultura locais.  

Pereveca é como se pronuncia a palavra alemã “birewegge”, que significa pão de pera. A receita original era feita com frutas como pera e figo, nozes e rum, mas os imigrantes tiveram dificuldade para encontrar esses ingredientes na região e os substituíram por banana assada, amendoim e cachaça.

O casal Elziane e Marcelo Ribeiro tem uma agroindústria no sítio Quatro Irmãos, em Baunilha, onde produz a famosa pereveca. “Desde 2014 comercializamos a iguaria, cuja receita foi transmitida por gerações na família da minha esposa”, contou Marcelo.

Dá para curtir um friozinho

Quem conhece Colatina já o experimentou e quem não conhece provavelmente já ouviu falar do calor que costuma fazer na cidade. Isso não é motivo, entretanto, para desanimar os adeptos das temperaturas mais amenas. Dá, sim, para curtir um friozinho  no município. 

O destino para isso é a região de São Pedro Frio, localizada a 42 quilômetros do Centro e conhecida, inclusive, como Suíça Colatinense. Por lá, as temperaturas ficam mais baixas que na cidade no verão e, principalmente, no inverno, atraindo moradores e turistas. 

Além do conforto térmico, os visitantes respiram ar puro e apreciam belas paisagens. O percurso dessa rota turística inclui lugares com mata preservada e cachoeiras e culmina em um mirante a 670 metros de altitude, que proporciona uma experiência memorável.

É um passeio que visitantes de perfis diversos podem incluir no roteiro, uma vez que oferece a possibilidade de curtir piquenique em família, acampamento entre amigos e esportes radicais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: