X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Turismo pela “Capital da Amizade” no Norte do ES

Montanha, no Norte do Estado, está investindo em ações para atrair visitantes e fortalecer a atividade turística na região


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Turismo pela “Capital da Amizade” no Norte do ES
Com cerca de 19 mil habitantes, a cidade de Montanha ficou conhecida como “Capital da Amizade” pela forma como os moradores recebem os visitantes |  Foto: Divulgação

No extremo Norte capixaba, entre montanhas de granito, nasce o Córrego Montanha, às margens do qual, em meados do século passado, acampavam madeireiros em busca de madeiras para o comércio. Foi assim o começo da colonização da região onde, atualmente, fica o município de Montanha. 

Leia mais matérias sobre turismo capixaba aqui

A cidade possui cerca de 19 mil habitantes, de acordo com o Censo realizado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pouca gente, mas que, no quesito receptividade, vale milhões. 

Pelo menos é o que sugere a fama de Montanha, chamada de “Capital da Amizade”.   

“O município é conhecido dessa forma porque as pessoas que chegam aqui são recebidas pelos moradores com muita simpatia e aconchego”, disse a secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Margarete Pereira Gomes. 

Não foi à toa que a prefeitura  instalou um letreiro gigante   com o nome da cidade, no qual um coração substitui a letra “o”. 

Os visitantes, literalmente, entram no enorme  coração de Montanha para tirar fotos e guardar a lembrança do município  acolhedor, que tem promovido ações a fim de fortalecer o potencial turístico da região. 

“Estamos participando de eventos relacionados ao turismo, desenvolvendo diversas ações em torno das tradições de Montanha, como a carne de sol e o forró, fomentando iniciativas ligadas à cultura e ao esporte e incentivando os empreendedores locais e os produtos feitos na nossa cidade”, citou o prefeito, André Sampaio. 

O Sebrae-ES atua em parceria com a prefeitura para estimular  a atividade turística. Montanha participa dos programas Acelera Turismo de Experiência, que, com consultorias e capacitações,  ajuda a estruturar e adequar os  empreendimentos,  e Cidade Empreendedora, que promove o  desenvolvimento econômico ao despertar nos municípios o olhar para  novas oportunidades e possibilidades.  

“Temos uma consultora trabalhando como Agente de Roteiro Turístico na região da Doce Terra Morena, que abrange o município de Montanha. Nossa parceria contempla, entre outros objetivos, o fortalecimento da governança municipal, a aplicação de questionário de Destino Turístico Inteligente e a elaboração de um roteiro  para a região até novembro deste ano”, explicou Juliana Freitas, analista do Sebrae-ES.

OPINIÕES

"Temos em Montanha ações para incentivar os empreendedores locais e promover nossas potencialidades, a fim de fortalecer o turismo", André Sampaio, prefeito de Montanha. 

Imagem ilustrativa da imagem Turismo pela “Capital da Amizade” no Norte do ES
André Sampaio, prefeito de Montanha. |  Foto: Divulgação

"O Sebrae-ES desenvolve  projetos que buscam, com capacitações e consultorias, estruturar o turismo em Montanha”, Juliana Freitas, analista do Sebrae-ES. 

Imagem ilustrativa da imagem Turismo pela “Capital da Amizade” no Norte do ES
Juliana Freitas, analista do Sebrae-ES |  Foto: Divulgação

Roteiro de belas paisagens

A dica para quem quer planejar um passeio por Montanha é incluir no roteiro atrativos que vão de feira ao ar livre a paisagens de tirar o fôlego.

Uma obra de infraestrutura feita na cidade, mais precisamente na localidade de Lajedo, resultou em um ponto com  grande potencial turístico: a barragem de Montanha. O cenário, que inclusive faz parte das estratégias do município para divulgação do turismo local, garante momentos de contemplação e muitas fotos.

Imagem ilustrativa da imagem Turismo pela “Capital da Amizade” no Norte do ES
A Barragem de Montanha, no bairro Lajedo, proporciona um lindo visual |  Foto: Divulgação

A Cachoeira da Pedreira, em São Sebastião do Norte, é outra  parada que deve  ser incluída no trajeto.

Quem gosta de levar para casa delícias e lembranças do destino visitado precisa conhecer o Mercado Municipal, que funciona durante a semana, das 7h às 19h, e aos fins de semana,  das 5h às 13 horas.

Montanha também tem uma lagoa azul, que fica no distrito de Vinhático, a 15 quilômetros do Centro. As visitas ao local, entretanto, são restritas, por se tratar de uma propriedade particular.

*KR Comunicação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: