Turismo pela “Capital da Amizade” no Norte do ES
Montanha, no Norte do Estado, está investindo em ações para atrair visitantes e fortalecer a atividade turística na região
Escute essa reportagem
No extremo Norte capixaba, entre montanhas de granito, nasce o Córrego Montanha, às margens do qual, em meados do século passado, acampavam madeireiros em busca de madeiras para o comércio. Foi assim o começo da colonização da região onde, atualmente, fica o município de Montanha.
Leia mais matérias sobre turismo capixaba aqui
A cidade possui cerca de 19 mil habitantes, de acordo com o Censo realizado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pouca gente, mas que, no quesito receptividade, vale milhões.
Pelo menos é o que sugere a fama de Montanha, chamada de “Capital da Amizade”.
“O município é conhecido dessa forma porque as pessoas que chegam aqui são recebidas pelos moradores com muita simpatia e aconchego”, disse a secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Margarete Pereira Gomes.
Não foi à toa que a prefeitura instalou um letreiro gigante com o nome da cidade, no qual um coração substitui a letra “o”.
Os visitantes, literalmente, entram no enorme coração de Montanha para tirar fotos e guardar a lembrança do município acolhedor, que tem promovido ações a fim de fortalecer o potencial turístico da região.
“Estamos participando de eventos relacionados ao turismo, desenvolvendo diversas ações em torno das tradições de Montanha, como a carne de sol e o forró, fomentando iniciativas ligadas à cultura e ao esporte e incentivando os empreendedores locais e os produtos feitos na nossa cidade”, citou o prefeito, André Sampaio.
O Sebrae-ES atua em parceria com a prefeitura para estimular a atividade turística. Montanha participa dos programas Acelera Turismo de Experiência, que, com consultorias e capacitações, ajuda a estruturar e adequar os empreendimentos, e Cidade Empreendedora, que promove o desenvolvimento econômico ao despertar nos municípios o olhar para novas oportunidades e possibilidades.
“Temos uma consultora trabalhando como Agente de Roteiro Turístico na região da Doce Terra Morena, que abrange o município de Montanha. Nossa parceria contempla, entre outros objetivos, o fortalecimento da governança municipal, a aplicação de questionário de Destino Turístico Inteligente e a elaboração de um roteiro para a região até novembro deste ano”, explicou Juliana Freitas, analista do Sebrae-ES.
OPINIÕES
"Temos em Montanha ações para incentivar os empreendedores locais e promover nossas potencialidades, a fim de fortalecer o turismo", André Sampaio, prefeito de Montanha.
"O Sebrae-ES desenvolve projetos que buscam, com capacitações e consultorias, estruturar o turismo em Montanha”, Juliana Freitas, analista do Sebrae-ES.
Roteiro de belas paisagens
A dica para quem quer planejar um passeio por Montanha é incluir no roteiro atrativos que vão de feira ao ar livre a paisagens de tirar o fôlego.
Uma obra de infraestrutura feita na cidade, mais precisamente na localidade de Lajedo, resultou em um ponto com grande potencial turístico: a barragem de Montanha. O cenário, que inclusive faz parte das estratégias do município para divulgação do turismo local, garante momentos de contemplação e muitas fotos.
A Cachoeira da Pedreira, em São Sebastião do Norte, é outra parada que deve ser incluída no trajeto.
Quem gosta de levar para casa delícias e lembranças do destino visitado precisa conhecer o Mercado Municipal, que funciona durante a semana, das 7h às 19h, e aos fins de semana, das 5h às 13 horas.
Montanha também tem uma lagoa azul, que fica no distrito de Vinhático, a 15 quilômetros do Centro. As visitas ao local, entretanto, são restritas, por se tratar de uma propriedade particular.
*KR Comunicação
Comentários