Caminho das montanhas começa por Viana
Com vários atrativos para os turistas, cidade prova que é muito mais do que um portal para a região Serrana do Espírito Santo
Escute essa reportagem
Quem considera Viana apenas um município no meio do caminho para a Região Serrana não sabe o que está perdendo. Apesar de ser, sim, chamada de “Portal das Montanhas”, a cidade, na Grande Vitória, coleciona predicados que a qualificam como parada obrigatória dos turistas.
Cachoeiras, parques naturais, trilhas, mirante... Não faltam atrativos para os visitantes quererem, mais do que passar, ficar em Viana. Cortado pelas BRs 101 e 262, o que facilita o acesso, o município é o terceiro maior da região Metropolitana em extensão territorial e vem crescendo em diversas áreas.
“O turismo é uma delas. O segmento é uma mola propulsora para avanços na nossa cidade. Hoje, Viana tem como pontos fortes o agroturismo e o turismo de experiência. Vamos desenvolver nossas potencialidades, para que as pessoas tenham no município a melhor vivência possível”, destacou o prefeito, Wanderson Bueno.
Por falar no agroturismo, diversas propriedades particulares abrem as portas para o público. O Sítio Gava, em Piapitangui, na área rural, é uma delas e leva muita gente a conhecer Viana. Por lá, piscinas de águas cristalinas brotam das pedras. A visitação é para grupos, com agendamento.
A Cachoeira do Aloísio, em Borba, é outro lugar que vale a pena conhecer. Oferece área de camping e várias atividades.
Para agregar à lista de belas paisagens, Viana tem o Mirante da Biquinha, com uma vista de tirar o fôlego. Entre Bom Pastor e a sede, o Parque Natural Municipal Rota das Garças enriquece o roteiro, com área preservada de Mata Atlântica e espécies de aves, anfíbios, répteis e mamíferos.
“O turismo também tem a função de incentivar a preservação, por meio da prática responsável. Estamos fomentando o segmento, a fim de movimentar a economia para todos que atuam na cadeia produtiva”, comentou a secretária de Turismo, Renata Weixter.
Em parceria com o Sebrae-ES, o município tem iniciativas em curso com esse objetivo. Uma delas é a inclusão de Viana no “Roteiro Capixaba: Dos vales ao mar, das Igrejas ao Congar”, que colocará o Espírito Santo em evidência no cenário turístico nacional.
Outro projeto de destaque é o Acelera Turismo, para estruturar empreendimentos locais.
“Temos 10 empreendedores na jornada, com os quais desenvolveremos ações de capacitação, qualificação e gestão, para que eles estejam preparados para promover o turismo de experiência em Viana”, explicou o gestor estadual de turismo do Sebrae-ES, Leandro Dalcolmo Tononi.
OPINIÕES
"Queremos que os turistas tenham em Viana a melhor vivência, queiram voltar e indiquem a nossa terra a outras pessoas”. Wanderson Bueno, prefeito de Viana.
"Estamos trabalhando para fomentar o turismo e movimentar a economia para quem atua em toda a cadeia produtiva”. Renata Weixter, secretária municipal de Turismo.
Roteiro da fé com igrejas centenárias atrai turistas
As igrejas centenárias de Viana compõem o circuito cultural e religioso da cidade, atraindo inúmeros turistas para um roteiro de fé e de paisagens exuberantes.
No centro do município, a Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma delas. De arquitetura barroca, foi construída no período de 1815 a 1817 por colonos açorianos. Em março de 1983, a igreja foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Atualmente, fica aberta para celebrações e pode ser visitada.
Outro monumento histórico de Viana é a igreja Nossa Senhora da Ajuda, construída pelos jesuítas no século 18. Ela faz parte da antiga Fazenda Araçatiba. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja também recebe fiéis em celebrações e visitas.
Para entrar nas duas igrejas fora dos horários de celebração é preciso agendar com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, pelo telefone (27) 3255-1237.
As ruínas da igreja de Nossa Senhora de Belém, às margens da BR 101, em Jucu, também atraem turistas e moradores, que se encantam com a imponência do monumento. Construída em 1780, ela teve parte da estrutura destruída por um incêndio, cem anos depois.
Cursos para desenvolver o turismo
Moradores de Viana podem fazer cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura com o objetivo de desenvolver o turismo na cidade.
Entre as capacitações, destaque para o curso “Bem receber o Turista”, cujas aulas vão começar no início do mês que vem. Realizado pelo Centro de Qualificação Profissional (Gerar), é destinado a empreendedores de espaços gastronômicos e turísticos e vai ensinar sobre temas como qualidade no atendimento, hospitalidade e como conquistar o cliente.
Os alunos também aprenderão sobre os atrativos turísticos de Viana, para que possam informar os visitantes e sugerir a eles locais para visitarem no município.
No ano passado, a prefeitura ofertou a moradores, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), capacitação para garçons, a fim de melhorar o atendimento em bares e restaurantes da cidade.
*KR Comunicação
Comentários