X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Caminho das montanhas começa por Viana

Com vários atrativos para os turistas, cidade prova que é muito mais do que um portal para a região Serrana do Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Caminho das montanhas começa por Viana
O Sítio Gava recebe grupos de turistas que se divertem nas piscinas de água cristalina que brota das pedras |  Foto: © Divulgação

Quem considera Viana apenas um município no meio do caminho para a Região Serrana não sabe o que está perdendo. Apesar de ser, sim, chamada de “Portal das Montanhas”, a cidade, na Grande Vitória, coleciona predicados que a qualificam como parada obrigatória dos turistas.  

Cachoeiras, parques naturais, trilhas, mirante... Não faltam atrativos para os visitantes quererem, mais do que passar, ficar em Viana. Cortado pelas BRs 101 e 262, o que facilita o acesso, o município é o terceiro maior da região Metropolitana em extensão territorial e vem crescendo em diversas áreas.

“O turismo é uma delas. O segmento é uma mola propulsora para avanços na nossa cidade. Hoje, Viana tem como pontos fortes o agroturismo e o turismo de experiência. Vamos desenvolver nossas potencialidades, para que as pessoas tenham no município a melhor vivência possível”, destacou o prefeito, Wanderson Bueno.

Por falar no agroturismo, diversas propriedades particulares abrem as portas para o público. O Sítio Gava, em Piapitangui, na área rural, é uma delas e leva muita gente a conhecer Viana. Por lá, piscinas de águas cristalinas brotam das pedras. A visitação é para grupos, com agendamento. 

A Cachoeira do Aloísio, em Borba, é outro lugar que vale a pena conhecer. Oferece área de camping e várias atividades. 

Para agregar à lista de belas paisagens, Viana tem  o Mirante da Biquinha, com uma vista de tirar o fôlego. Entre Bom Pastor e a sede, o Parque Natural Municipal Rota das Garças enriquece o roteiro, com área preservada de Mata Atlântica e espécies de aves, anfíbios, répteis e mamíferos.

“O turismo também tem a função de incentivar a preservação, por meio da prática responsável. Estamos fomentando o segmento, a fim de movimentar a economia para todos que atuam na cadeia produtiva”, comentou a secretária de Turismo, Renata Weixter.

Em parceria com o Sebrae-ES, o município tem  iniciativas em curso com esse objetivo. Uma delas é a inclusão de Viana no “Roteiro Capixaba: Dos vales ao mar, das Igrejas ao Congar”, que colocará o Espírito Santo em evidência no cenário turístico nacional.

Outro projeto de destaque é o Acelera Turismo, para estruturar empreendimentos locais. 

“Temos 10 empreendedores na jornada, com os quais desenvolveremos  ações de capacitação, qualificação e gestão, para que eles estejam preparados para promover o turismo de experiência em Viana”, explicou o gestor estadual de turismo do Sebrae-ES, Leandro Dalcolmo Tononi.

OPINIÕES

"Queremos que os turistas tenham em Viana a melhor vivência,  queiram voltar e indiquem a nossa terra a outras pessoas”. Wanderson Bueno, prefeito de Viana.

Imagem ilustrativa da imagem Caminho das montanhas começa por Viana
Wanderson Bueno, prefeito de Viana |  Foto: Acervo AT

"Estamos trabalhando para fomentar o turismo e movimentar a economia para quem atua em toda a cadeia produtiva”. Renata Weixter, secretária municipal de Turismo.

Imagem ilustrativa da imagem Caminho das montanhas começa por Viana
Renata Weixter, secretária municipal de Turismo |  Foto: © Divulgação

Roteiro da fé com igrejas centenárias atrai turistas

As igrejas centenárias de Viana compõem o circuito cultural e religioso da cidade, atraindo inúmeros turistas para um roteiro de fé e de paisagens exuberantes. 

No centro do município, a Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma delas. De arquitetura barroca, foi construída no período de 1815 a 1817 por colonos açorianos. Em março de 1983, a igreja foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Atualmente, fica aberta para celebrações e pode ser visitada.

Outro monumento histórico de Viana é a igreja Nossa Senhora da Ajuda, construída pelos jesuítas no século 18. Ela faz parte da antiga Fazenda Araçatiba. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja também recebe fiéis em celebrações e visitas.

Para entrar nas duas igrejas fora dos horários de celebração  é preciso agendar com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, pelo telefone (27) 3255-1237.

As ruínas da igreja de Nossa Senhora de Belém, às margens da BR 101, em Jucu, também atraem turistas e moradores, que se encantam com a imponência do monumento. Construída em 1780, ela teve parte da estrutura destruída por um incêndio, cem anos depois.

Imagem ilustrativa da imagem Caminho das montanhas começa por Viana
Igreja Nossa Senhora da Ajuda |  Foto: Divulgação/PMViana

Cursos para desenvolver o turismo

Moradores de Viana podem fazer cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura com o objetivo de desenvolver o turismo na cidade. 

Entre as capacitações, destaque para o curso “Bem receber o Turista”, cujas aulas vão começar no início do mês que vem. Realizado pelo Centro de Qualificação Profissional (Gerar), é destinado a empreendedores de espaços gastronômicos e turísticos e vai ensinar sobre temas como qualidade no atendimento, hospitalidade e como conquistar o cliente.

Os alunos também aprenderão sobre os atrativos turísticos de Viana, para que possam informar os visitantes e sugerir a eles locais para visitarem no município. 

No ano passado, a prefeitura ofertou a moradores, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), capacitação para garçons, a fim de melhorar o atendimento em bares e restaurantes da cidade.

*KR Comunicação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: