Turismo sustentável em reservas ambientais de Vargem Alta
Turismo e sustentabilidade é uma combinação que funciona no município
Escute essa reportagem
Turismo e sustentabilidade, uma combinação que funciona em Vargem Alta. O município possui vasta riqueza natural, com matas e reservas que proporcionam aos visitantes desfrutar de experiências inesquecíveis em contato com a natureza.
A Reserva Águia Branca, por exemplo, fica entre os parques estaduais de Forno Grande e de Pedra Azul. Criada em 2017 pelo Grupo Águia Branca, possui mais de 2.200 hectares.
Por meio de ações de educação ambiental, eventos culturais, pesquisas científicas e parcerias, desempenha um papel com foco em conhecimento, sensibilização e desenvolvimento regional.
“A Mata Atlântica concentra uma enorme biodiversidade, mas é um dos biomas brasileiros mais ameaçados, o que coloca a reserva em uma condição de grande importância, pois ajuda a preservar mais de 800 espécies já identificadas de plantas e animais, alguns deles raros e ameaçados de extinção, e diversas nascentes e cursos d'água que contribuem para a disponibilidade hídrica na bacia do rio Itapemirim”, destacou Adriana Denadai, head de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca.
A reserva tem opções de lazer, com vivências e trilhas ecológicas que podem ser agendadas pelo telefone (27) 99942-0474. Além disso, oferece hospedagem no Natureza Eco Lodge, com atrações para todas as idades.
No limite entre os municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova, Castelo e Alfredo Chaves fica a Mata de Caetés, destino ideal para a contemplação de aves. É uma das áreas mais ricas em aves do mundo. Pesquisas indicam que, por lá, existem mais de 360 espécies, algumas das quais estão ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada.
Outra opção de turismo sustentável é o monumento natural O Frade e A Freira (Monaff), muito procurado por visitantes para contemplação da natureza e prática de escalada esportiva.
Leia mais matérias sobre Caçadores de Destinos
Cachoeiras, mirantes e voo livre nas montanhas
Atualmente, é objeto de um plano de manejo desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para identificar novas formas de preservar e gerir as potencialidades da unidade de conservação.
“No plano de manejo, é feito um diagnóstico dos pontos fortes e das fragilidades, da biodiversidade local e, no caso do Monaff, também é avaliado o fato e ser um local de beleza cênica e com grande potencial turístico. O plano definirá as características de cada área e o que deve ser feito”, explicou Guilherme Carneiro, gestor do Monumento Natural Estadual O Frade e A Freira (Monaff).
Anote aí!
Onde se hospedar e comer bem
> Natureza Eco Lodge
Localizado na Reserva Águia Branca, em Alto Castelinho. Contato: (28) 99966-9580.
> Refúgio Richimond Pousada
Fica na rodovia Jorge Feres, em Richimond. Tel.: (28) 99968-0518.
> Cervejaria DusGrillo
Localizada em Alto Ouro, funciona aos sábados, domingos e feriados. Contato: (27) 99972-2528.
> Restaurante Colombianos
No Km 18 da ES-164, abre de quinta a domingo. Tel.: (28) 99912-1311.
> Restaurante Rancho da Lagoa
Fica no Km 36 da rodovia Geraldo Sartório. Abre de terça a domingo. Contato: (28) 99913-7969.
Comentários