Cafés especiais cultivados em Afonso Cláudio ganham o mundo
O interesse estrangeiro pelos cafés especiais da cidade é um estímulo para melhorar a qualidade do produto, a fim de exportá-lo
Escute essa reportagem
Uma dica para os turistas apaixonados por café: Afonso Cláudio possui mais de três mil produtores do grão. Cafés especiais cultivados na cidade ganham o mundo, fazendo sucesso em países como Estados Unidos, Japão e Coreia.
Das cerca de 6 mil propriedades existentes no município, estima-se que mais da metade produz café. A cultura cafeeira faz parte da tradição agrícola de Afonso Cláudio e tem colocado a cidade em evidência.
Veja mais notícia sobre Cidades aqui
“Compradores de outros países visitam o município, tiram fotos e gravam vídeos das propriedades e das plantações para fazerem o marketing lá fora. Eles valorizam nosso clima e nossas paisagens”, contou Helvécio Paganini Maioli, técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura de Afonso Cláudio.
O interesse estrangeiro pelos cafés especiais da cidade é um estímulo para melhorar a qualidade do produto, a fim de exportá-lo.
Amostras dos cafés são encaminhadas para o Centro de Cafés Especiais do Estado, em Venda Nova do Imigrante. Lá, especialistas fazem o processo de degustação e avaliam critérios como tamanho e qualidade do grão e sabor. Cafés com nota acima de 80 são considerados especiais.
Também está ganhando força um movimento para valorizar internamente a cultura cafeeira.
“Os produtores estão sendo incentivados a investir no agroturismo, recebendo visitantes nas propriedades. As pessoas querem experimentar e comprar o café, mas também querem ver como ele é produzido. É o turismo de experiência, que será valorizado com a Rota dos Cafés Especiais, já em construção”, disse Helvécio.
Comentários