Armas unem direita e esquerda
Artigo publicado na edição desta terça-feira, do jornal A Tribuna
Projeto aprovado, ontem, na Assembleia, determina que os órgãos de segurança pública do Estado transfiram aos integrantes, que estão se aposentando, as armas de fogo utilizadas por eles durante o período de atividade.
Tema polêmico, os armamentos têm colocado políticos em campos distintos, mas a proposta de Danilo Bahiense (PL) parece ter unido até mesmo parte da direita e da esquerda.
Bahiense, da mesma legenda do ex-presidente Bolsonaro, afirmou que trabalhou 33 anos na Polícia Civil, usou uma mesma arma por 15 anos e quando se aposentou teve que devolvê-la. Ele acredita que os profissionais aposentados estando armados podem, inclusive, ajudar na segurança da população.
João Coser (PT), da sigla do presidente Lula, votou favorável ao projeto. Disse, porém, ser contra armar a população, mas que naquele caso se tratava de quem trabalhou anos armado
Autistas
Na Assembleia também foi aprovado projeto de Pablo Muribeca (Patriota) que institui o atendimento prioritário para autistas com identificação visual nas pulseiras de classificação de risco. A matéria recebeu elogios de diversos parlamentares na Casa, como o governista Tyago Hoffmann (PSB). Ele disse que Muribeca faz “um trabalho bonito na saúde”.
Da Vitória assume PP
O deputado federal Josias da Vitória é o novo presidente do PP capixaba. Ele assume no lugar do secretário estadual de Saneamento Marcus Vicente que comandou a sigla por 10 anos. A decisão obedece critério do diretório nacional do partido, que definiu que as presidências estaduais sejam ocupadas por deputados federais. Vicente será um dos cinco vices.
Chocolate na Assembleia
O chocolate que o Flamengo levou do Fluminense no domingo de Páscoa não passou despercebido na Assembleia. Os rubro-negros Thyago Hoffmann (PSB) e Xambinho (PSC) foram alvos de brincadeiras dos colegas Marcelo Santos (Podemos) e Mazinho dos Anjos (PSDB). “Estão tontos até agora”
Leia mais
Mais comissão
Projeto de Resolução apresentado pela Mesa Diretora da Assembleia pretende criar mais uma comissão na Casa. Se aprovada a proposta, este será o 18º colegiado e se chamará Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar dos Animais. A mesma será desmembrada da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente. A Mesa na justificativa da proposta afirma que a separação objetiva maior independência e agilidade na execução das atribuições de cada tema.
Prazo para defesa ser apresentada
A Corregedoria da Câmara de Vitória disse que publicará, hoje, o edital para que a defesa do vereador Armandinho Fontoura se manifeste no prazo de 10 dias no processo de cassação que tramita contra ele no órgão. Entre os argumentos para abertura do procedimento está que Armandinho supostamente “caluniou, injuriou e difamou diversas pessoas, dentre as quais membros do Judiciário e do Ministério Público com o propósito de fragilizar a confiabilidade da Justiça”.
galeria
Reunião marcada
O corregedor-geral da Câmara de Vitória, vereador Leonardo Monjardim (Patriota), disse que também pretende convocar reunião da Corregedoria para a próxima terça-feira, às 14 horas, no plenário da Casa. O objetivo é dar ciência aos demais membros do órgão sobre em pé está o processo sobre Armandinho.
Aumento de cadeiras
Também na outra semana, a Câmara de Vitória deverá retornar com o segundo turno do polêmico projeto que aumenta de 15 para 21 a quantidade de vereadores para a legislatura que se iniciará em 2025. Esta semana o plenário da Casa de Leis está passando por reformas.
Prestação de contas
Em cumprimento à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcelo Saintive, prestará contas sobre o cumprimento das metas da instituição financeira, no dia 24 de abril, na Comissão de Finanças da Assembleia.