Teatro leva educação financeira a escolas públicas de Vitória e Serra
Projeto leva peça educativa a escolas de Vitória e da Serra até sexta. História ensina a usar o dinheiro de forma consciente

A encenação, a música e a fantasia estão invadindo escolas públicas de Vitória e da Serra. É o projeto Teatro Vai à Escola, promovido pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo em parceria com o grupo Águia Branca. As apresentações, em cinco escolas, seguem até sexta-feira (5).
No espetáculo infantil “De Onde Vem o Dinheiro?”, os alunos das escolas selecionadas pelo projeto acompanham Tina, uma menina curiosa que deseja reencontrar o amigo Tom Tom. Sem dinheiro para a viagem, descobre com a ajuda da mãe sobre poupar, planejar e sonhar.
Inês Munhoz, Titzi Oliveira e Aurélio Lima são os atores que dão vida à história. A atriz Inês Munhoz, que interpreta Marta, a mãe de Tina, acredita que a peça toca em um ponto essencial da infância: o despertar para o consumo.
“A Marta ouve a filha e o amigo conversando sobre ganhar moedas em um jogo virtual e se preocupa. Então, cria um game para mostrar que dinheiro não vem do jogo, mas do estudo, da paciência e da dedicação”.
Já Titzi Oliveira, que vive a protagonista, ressalta o alcance da mensagem. “É uma peça infantil, mas que também fala com os adultos. Ensina sobre paciência, inteligência e organização financeira. É uma forma divertida de lembrar que precisamos saber poupar, economizar e não gastar sem pensar”.
Temática
Na plateia, quem vibrou com a proposta, além dos alunos, foi Luciana Paneto, diretora da EMEF Orlandina D’Almeida Lucas. A escola foi a primeira a receber o espetáculo, que aconteceu na última terça-feira (2).
“Os alunos ficaram encantados com o brilho do espetáculo. Mas, além disso, a peça apresenta uma temática especial: ensina a poupar, a refletir sobre pagar à vista ou a prazo, e a usar o dinheiro de forma consciente. É uma lição pedagógica embalada pela arte”, destacou a diretora.
Para o coordenador de Sustentabilidade do grupo Águia Branca, Rafael de Jesus, a iniciativa deixa marcas duradouras.
“Esse projeto complementa o conteúdo da escola, falando sobre educação financeira e cidadania. Ao levar teatro para dentro da sala de aula, estamos formando cidadãos mais conscientes e ampliando o acesso à cultura, muitas vezes distante desses jovens. É arte, educação e futuro caminhando juntos.”
No palco, um espetáculo de 50 minutos. Fora dele, uma semente plantada, segundo os profissionais envolvidos.
O que a educação fez por mim
“Foi meu ponto de partida”

“Desde os 13 anos, eu já desenhava e pintava. A arte era meu jeito de existir no mundo. Mas foi na escola, e depois nos cursos que fiz, que entendi que podia transformar essa vocação em caminho. Saí de Cariacica para estudar na escola Maria Ortiz, em Vitória, e ali dei um passo importante: me aproximei de professores, colegas e espaços culturais que me provocaram a ir além.
Fiz um curso de restauro do patrimônio, que não só me deu técnica, mas também me ensinou a olhar com mais cuidado para a memória das coisas.
Aos 17 anos, participei da minha primeira exposição coletiva. Aquilo foi um divisor de águas. Depois disso, vieram outros convites, outras coletivas, prêmios, menções e exposições individuais. Me aventurei também no mosaico, mas foi na pintura que encontrei minha morada.
Mais tarde, entrei para o curso de História, mais um capítulo que devo à educação. Ali, conectei minha arte à reflexão, à identidade e à memória social. Entendi que minha pintura naïf – cheia de cores, detalhes e símbolos populares – também é uma forma de documentar o Brasil profundo, a cultura popular, o que somos.
Hoje, ao olhar para trás, vejo com clareza: a educação foi o que me fez acreditar que havia lugar para mim no mundo da arte. Ela foi meu ponto de partida e segue sendo minha bússola. A educação me mostrou que talento precisa de oportunidade, e que o conhecimento é o que transforma vocação em realização.
Fique por dentro
Teatro Vai à Escola
- O quê: O projeto leva às escolas, de forma gratuita, o espetáculo “De Onde Vem o Dinheiro?”.
- Quando: As apresentações acontecem até sexta-feira (5).
- Onde: Em cinco escolas públicas de Vitória e da Serra.
- Espetáculo gratuito.
“De Onde Vem o Dinheiro?”

A história do espetáculo acompanha Tina, uma menina que deseja reencontrar o amigo Tom Tom. Sem condições de pagar a passagem, sua mãe cria um “game da vida real”, que mistura música, fantasia e aprendizado, ensinando a importância de poupar e planejar para realizar sonhos.
Cronograma
Quarta-feira (3): EMEF Manoel Vieira Lessa, José de Anchieta II, Serra.
Quinta-feira (4): EMEF Profª Carla Patrícia de Oliveira Paula, em Carapebus, Serra.
Sexta-feira (5): EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, Vitória.
Oficina de interpretação teatral
- Quando: Sábado (6), das 13 horas às 17 horas.
- Onde: Na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi). Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro, Vitória.
- Grátis. Inscrições pelo link na bio do perfil do Instagram @deondevemodinheiro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários