Feira de Profissões da Multivix reúne especialistas para orientar sobre carreiras
Feira de Profissões da Multivix permitiu que alunos vivenciassem experiências reais de diferentes áreas profissionais
Siga o Tribuna Online no Google
Qual caminho seguir depois do ensino médio? Essa é uma dúvida comum para muitos jovens, e a Feira de Profissões da Multivix chega justamente para ajudar nessa decisão.
O evento, que foi realizado ontem nas unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus, reuniu mais de 20 cursos e 250 atividades práticas, possibilitando aos alunos vivenciar experiências reais de diferentes áreas profissionais. Ao todo, foram 16 mil visitantes de mais de 200 escolas.
Durante o evento, os estudantes tiveram a chance de conversar com professores, conhecer o campus e interagir com universitários, além de colocar a “mão na massa” em atividades que simulam o dia a dia das aulas e das profissões.
Na unidade de Vitória, em Goiabeiras, Leonardo Machado, de 16 anos, aluno do 1º ano do ensino médio, provou que a feira é uma oportunidade de esclarecer dúvidas. Ele participou da oficina de Odontologia e se encantou com a experiência.
“Gostei bastante dessa parte de moldar o dente, achei muito interessante. Também conheci Biomedicina e Farmácia. Minha família toda é da área da saúde, e eu acho que quero ser endocrinologista. Mas ainda tenho tempo para decidir”, contou.
Na oficina, Leonardo aprendeu com o aluno de Odontologia Caio Pacheco, de 22 anos, o processo de restauração dental.
De acordo com Patrícia Penina, mantenedora do grupo Multivix, a feira é a maior do Estado e cumpre papel fundamental na formação dos jovens.
“O objetivo é justamente esclarecer, mostrar e apresentar as profissões para os alunos do ensino médio, que têm que fazer uma escolha difícil em uma fase tão jovem. Aqui eles têm contato com cursos, professores e alunos, podendo tirar dúvidas e vivenciar um pouco de cada área”, destacou.
Além das explicações, as oficinas dão ao estudante a oportunidade de experimentar.
“São mais de 250 atividades práticas, como o 'Dentista por um dia'. O aluno aprende a fazer uma restauração, participa de uma limpeza na clínica e vivencia um pouco do curso. Assim, ele entende se realmente é isso que quer”, completou Patrícia.
Contato com os animais
Colocando a mão na “bicharada”
O curso de Medicina Veterinária proporcionou aos aspirantes a médicos veterinários a chance de colocar a mão na “bicharada”. Bruno Alves, 17, aluno do 3º ano do ensino médio, ficou encantado pela arara.
“Adoro animais. Minha irmã já cursa Medicina Veterinária. Estou conhecendo mais a fundo sobre os cursos para tomar minha decisão. Apesar de ter adorado a experiência de estar com uma arara de verdade nas mãos, tem outros cursos que me encantaram mais, como o de análise de desenvolvimento de sistemas”.
Salvamento
Alanis Damica, de 16 anos, é aluna do 2º ano do ensino médio e quer ser médica. Durante a feira, Isadora Oliveira, de 19 anos, que já é aluna de Medicina da Multivix, mostrou como fazer intubação orotraqueal.
“Ela aprendeu isso em aula, e agora está aqui me mostrando como será se eu escolher ser uma estudante de Medicina. Sempre quis ser médica, e essa feira só me deixou mais animada com a ideia. Hoje senti uma adrenalina diferente”.
De olho nas aulas de Direito
O Direito encantou a aluna do 3º ano Maelly Vitória de Morais, de 17 anos. Durante a feira, Emanuelli Martins, de 19 anos, aluna de Direito, explicou um pouco sobre o dia a dia do curso.
“Estamos mostrando como essa é uma área ampla, com várias oportunidades de atuação. Eu mesmo achava que o curso era como nas séries, mas aprendi, na própria feira, como realmente funcionam as aulas e a profissão, e decidi seguir esse caminho”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários