O que a educação fez por mim: Marcelo Antunes e André de Albuquerque Garcia
Auditor do Estado e secretário de Estado da Justiça fazem relatos
Escute essa reportagem
“A educação transforma”
“Estudei em escola pública desde o ensino fundamental até ao ensino superior. Na Escola Técnica Federal, cursei Edificações e toquei na banda de música. Fiz o curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Depois, cursei Direito e as pós-graduações de Gestão Pública, Administração Tributária, Contabilidade e Auditoria Pública e Direito Internacional.
Fui professor, programador e analista de sistemas. Iniciei no serviço público na Prefeitura de Serra como programador.
Fui aprovado em primeiro lugar no concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e também passei no cargo de auditor do Estado, no qual estou até o momento.
Atuei em diversas funções no poder executivo estadual, como coordenador de tecnologia, subsecretário para assuntos administrativos, subsecretário de controle, e em algumas secretarias como Casa Civil e Secretaria de Esportes e Lazer.
Atualmente, exerço o cargo de diretor-presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado. A educação transforma e abre portas. E como meus pais sempre me ensinaram: ninguém tira isso de você!”.
Marcelo Antunes, 46 anos, é auditor do Estado e diretor-presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo
“Para sempre estudante”
“A educação é um valor, um bem inestimável que faz a diferença na vida das pessoas. Meus professores sempre foram um espelho para mim, especialmente exemplos de dignidade e dedicação. Minha família, a principal incentivadora para os estudos, afinal, para quem vem de origem humilde, a educação é um dos únicos meios para atingir o sucesso profissional.
Por ter concluído o ensino médio em colégio militar, além de ter atuado 10 anos como militar da Força Aérea Brasileira, desde muito cedo aprendi valores relacionados ao amor à pátria, respeito, hierarquia, disciplina e foco no cumprimento de objetivos e metas. Já formado em Direito, ingressei nos quadros da Procuradoria Geral do Estado. E lá se vão 35 anos de serviço público, com parte desse período como secretário de Estado, em Pernambuco e no Espírito Santo.
Aprendi que sempre serei um estudante, por isso, segui com o mestrado e o doutorado em Direito. Após anos de estudos, posso dizer que devo tudo que tenho à minha trajetória escolar e incentivo os meus filhos a trilharem por esse caminho. Afinal, é o conhecimento que abre portas para o futuro”.
André de Albuquerque Garcia, 53 anos, secretário de Estado da Justiça
Comentários