X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

O que a educação fez por mim: Marcelo Antunes e André de Albuquerque Garcia

Auditor do Estado e secretário de Estado da Justiça fazem relatos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem O que a educação fez por mim: Marcelo Antunes e André de Albuquerque Garcia
Marcelo Antunes

“A educação transforma”

“Estudei em escola pública desde o ensino fundamental até ao ensino superior. Na Escola Técnica Federal, cursei Edificações e toquei na banda de música. Fiz o curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Depois, cursei Direito e as pós-graduações de Gestão Pública, Administração Tributária, Contabilidade e Auditoria Pública e Direito Internacional.

Fui professor, programador e analista de sistemas. Iniciei no serviço público na Prefeitura de Serra como programador. 

Fui aprovado em primeiro lugar no concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e também passei no cargo de auditor do Estado, no qual estou até o momento.

Atuei em diversas funções no poder executivo estadual, como coordenador de tecnologia, subsecretário para assuntos administrativos, subsecretário de controle, e em algumas secretarias como Casa Civil e Secretaria de Esportes e  Lazer. 

Atualmente, exerço o cargo de diretor-presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado. A educação transforma e abre portas. E como meus pais sempre me ensinaram: ninguém tira isso de você!”.

Marcelo Antunes, 46 anos, é auditor do Estado e diretor-presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo

Imagem ilustrativa da imagem O que a educação fez por mim: Marcelo Antunes e André de Albuquerque Garcia
André de Albuquerque Garcia

“Para sempre estudante”

“A educação é um valor, um bem inestimável que faz a diferença na vida das pessoas. Meus professores sempre foram um espelho para mim, especialmente exemplos de dignidade e dedicação. Minha família, a principal incentivadora para os estudos, afinal, para quem vem de origem humilde, a educação é um dos únicos meios para atingir o sucesso profissional.

Por ter concluído o ensino médio em colégio militar, além de ter atuado 10 anos como militar da Força Aérea Brasileira, desde muito cedo aprendi valores relacionados ao amor à pátria, respeito, hierarquia, disciplina e foco no cumprimento de objetivos e metas. Já formado em Direito, ingressei nos quadros da Procuradoria Geral do Estado.  E lá se vão 35 anos de serviço público, com parte desse período como secretário de Estado, em Pernambuco e no Espírito Santo.

Aprendi que sempre serei um estudante, por isso, segui com o mestrado e o doutorado em Direito. Após anos de estudos, posso dizer que devo tudo que tenho à minha trajetória escolar e incentivo os meus filhos a trilharem por esse caminho. Afinal, é o conhecimento que abre portas para o futuro”.

André de Albuquerque Garcia, 53 anos, secretário de Estado da Justiça

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: