X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Trabalho voluntário ganha força nas salas de aula do ES

Instituições de ensino da Grande Vitória estão apostando em ações para ensinar temas como solidariedade e empatia aos alunos


Imagem ilustrativa da imagem Trabalho voluntário ganha força nas salas de aula do ES
Maria Eloísa Silva, grávida de 7 meses (ao centro), com os alunos Rafaella, Luiza, Lara e Pedro Henrique |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Uma das maneiras de ensinar a solidariedade e a empatia aos alunos é por meio de trabalhos voluntários. E esse tipo de ação é o que não falta nas escolas capixabas. 

No Colégio Adventista de Vitória, por exemplo, iniciativas assim ganham força. Sueila Goese Barbosa, coordenadora pedagógica da escola, disse que, ao longo do ano, a instituição faz campanhas para arrecadar mantimentos. 

“Quando percebemos a necessidade da comunidade, entramos em ação. Dependendo do conteúdo que os alunos estão estudando, fazemos a ação para que eles aprendam na prática. Já doamos brinquedos e material escolar para abrigos com crianças. Também já doamos alimentos e itens de higiene para o Asilo dos Idosos”, disse. 

Além disso, um projeto que chama a atenção dos estudantes ao unir conteúdo didático com solidariedade é o “Chá de Bebê Solidário”, que conta com a participação dos alunos das turmas de 5º ano do ensino fundamental.

Na sala de aula, na disciplina de Ciências, as crianças estudam o desenvolvimento humano, que aborda temáticas como os cuidados necessários com um bebê e a importância do planejamento na construção de uma família. Ao trabalharem o assunto, analisam todos os tipos de realidades sociais. 

“Dentro desse contexto, percebemos que muitas famílias não têm condições de receber a criança de forma apropriada por vários fatores, então surgiu a ideia de que pudéssemos entrevistar uma grávida e, além disso, entregar para ela um momento de alegria”. 

A escola convidou Maria Eloísa Silva dos Santos, de 16 anos, grávida de 7 meses, para conversar com os alunos sobre gravidez precoce. 

Além do momento pedagógico da ação, em que ela respondeu perguntas das crianças, houve a parte do voluntariado, em que os pequenos ajudaram a preparar um chá de bebê para a gestante, que apresentava necessidades de itens de enxoval. Cada aluno ficou responsável por levar algo para presentear o bebê e um alimento para  fazer um lanche compartilhado. 

Rafaella Martins, de 10 anos, Pedro Henrique de Oliveira, Luiza Inácio da Vitória e Lara Barletta, de 11, ficaram empolgados. “É muito legal. Ajuda a mamãe e o bebê, deixa ela mais feliz e motivada para quando o neném nascer”, disse Lara.

Voluntariado em escolas

Imagem ilustrativa da imagem Trabalho voluntário ganha força nas salas de aula do ES
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Roupa e alimento para doação

O voluntariado é forte na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Adolfina Zamprogno, em Vila Velha. Por meio de uma disciplina eletiva, alunos do ensino médio trabalham com o projeto social “Aliados pelo Bem”, em que arrecadam roupas, sapatos, alimentos não perecíveis, brinquedos, entre outros, para serem doados à Casa de Acolhimento Provisório do bairro Vila Garrido. 

A professora de Sociologia Neide Maria de Faria é a criadora da ação. As estudantes  Isadora Freitas, Samara Andvik e Jamilly Billi participam da iniciativa.

Imagem ilustrativa da imagem Trabalho voluntário ganha força nas salas de aula do ES
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Alunos promovem campanhas

Desde a educação infantil, a Escola São Domingos (ESD), em Vitória, desenvolve trabalhos voluntários junto aos alunos. Por meio da ação “Sou Solidário”, campanhas de arrecadação são realizadas. 

A partir do 9º ano, estudantes são convidados a participar do “Sou Solidário” como protagonistas, onde  eles mesmos criam projetos, promovendo campanhas e ações dentro da escola. 

Neste ano, por exemplo, desenvolveram o “Meias do Bem”, em que recolheram meias usadas que foram enviadas à loja de roupas Puket, que vai transformar o material em cobertores para doação.

Imagem ilustrativa da imagem Trabalho voluntário ganha força nas salas de aula do ES
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Visitas solidárias

Muito aprendizado. Isso é o que alunos do 9º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, ganham ao participar dos projetos de voluntariado da escola. 

Com frequência, os jovens visitam crianças e idosos que fazem parte das instituições Casa Sagrada Família, Casa Lar Walter Souza Barcellos, Asilo dos Idosos de Vitória e Projeto Mais Amor, levando alegria e afeto a eles, por meio de brincadeiras e palavras amigas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: