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“Farmácia literária” nas aulas de Português

Projeto de escola em Cachoeiro de Itapemirim incentiva o hábito da leitura de forma diferente


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Imagem ilustrativa da imagem “Farmácia literária” nas aulas de Português
Agatha Pacheco, a professora Sarah Camilo e Carolliny de Barros |  Foto: Clóvis Rangel

Partindo da ideia de que os remédios ajudam a curar doenças, a professora de Língua Portuguesa Sarah Camilo, da Escola Estadual Lions Sebastião, em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveu o projeto de eletiva Farmácia Literária.

A iniciativa promove uma forma criativa de incentivo à leitura: os alunos brincam de médicos, consultam colegas e receitam “caixas de cápsulas” com poesias e indicação de livros e crônicas.

“A Farmácia Literária teve um impacto significativo tanto nos estudantes quanto na comunidade escolar. O projeto incentivou a leitura, promoveu a empatia e demonstrou como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta para o bem-estar emocional”, destacou Sarah.

Entre os participantes, as alunas da 1ª série do ensino médio Ágatha Pacheco e Carolliny de Barros demonstraram entusiasmo com a proposta. “Participar da Farmácia Literária é incrível. O projeto é um exemplo inspirador de como a educação pode ir além do ensino tradicional, utilizando a literatura e a tecnologia para criar experiências de aprendizado significativas e transformadoras”, comentou Ágatha.

Já para a Carolinny, o projeto transforma o ato de ler em uma atividade interativa, permitindo que os estudantes vejam a literatura como um remédio para a vida.

“A proposta reflete o potencial da educação em criar formas inovadoras de ensinar, enquanto promove o desenvolvimento emocional dos estudantes”, ressaltou.

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