Prêmio da Secretaria de Educação vai reconhecer melhores práticas dos professores
Prêmio Sedu reconhece as melhores práticas educacionais desenvolvidas dentro das unidades de ensino da rede estadual
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Vinte e dois profissionais da educação são finalistas na 17ª edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação. Os nomes dos finalistas da etapa regional foram divulgados e os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de entrega no dia 5 de dezembro, organizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).
O prêmio reconhece as melhores práticas educacionais desenvolvidas dentro das unidades de ensino da rede estadual, nas áreas de Gestão Escolar e Sala de Aula.
De acordo com a Sedu, o objetivo é valorizar o trabalho dos profissionais da educação que, por meio de suas ideias e esforços, contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos.
“Essa premiação é uma forma de reconhecer a criatividade e o compromisso dos educadores que, com dedicação, buscam constantemente novas formas de engajar os estudantes e transformar o ambiente escolar”, explica Júlia da Matta, gerente de Gestão Escolar da Sedu.
Em 2024, como nas edições anteriores, a premiação traz uma importante novidade: os vencedores de cada categoria, tanto nas Boas Práticas na Gestão Escolar quanto nas Boas Práticas na Sala de Aula, receberão prêmios em dinheiro.
O valor total das premiações varia entre R$ 1.400 e R$ 11 mil, dependendo da posição do finalista.
O Prêmio Sedu é considerado a maior premiação voltada exclusivamente à educação no Estado.
“Este prêmio é uma plataforma essencial para divulgar boas ideias que podem ser replicadas em outras unidades escolares, dando visibilidade ao talento e ao comprometimento que há dentro das escolas, sinalizando a capacidade, já demonstrada na rede pública estadual, em inovar para busca de uma educação de qualidade que contribui para toda a sociedade capixaba”, completa Júlia da Matta.
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Aulas acessíveis e divertidas
Um dos finalistas da 17ª edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação, Aloísio Oliveira, 40 anos, é professor de Física há mais de 10 anos e, em 2023, assumiu a liderança do Clube de Física da EEEFM Zuleima Fortes Faria, que passou por reformulação em 2024.
Com mais de 40 membros, o clube promove encontros semanais focados em Física e Astronomia, além de eventos como o “Show de Física e Astronomia”, que leva a ciência a escolas de Guarapari e outras instituições.
Orientação
Sob sua orientação, o clube tem se destacado por suas atividades práticas, como a apresentação de experimentos e a explicação de conceitos de forma envolvente, destacando-se especialmente no evento realizado na Escola Manoel Rozindo, em junho deste ano.
Além de eventos locais, o clube também esteve presente na Faculdade Anhanguera de Guarapari e no Colóquio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Os membros do clube também visitaram o Laboratório Didático de Física da UFRJ, ampliando suas experiências.
O trabalho de Aloísio tem sido fundamental para aproximar os alunos dos conceitos de Física e Astronomia, tornando-os mais acessíveis e divertidas, e incentivando a busca pelo conhecimento científico.
Aprendizagem mais dinâmica
Finalista, a diretora Luciana Afonso Zuqui, de 48 anos, por quase quatro anos à frente da escola Dr. Silva Mello, em Guarapari, implantou na equipe dos professores o projeto “InovaGESTÃO: Transformando a aprendizagem com liderança e inovação”, que visa integrar a Educação 5.0 ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, com foco em metodologias ativas e inclusão digital.
O projeto tem como objetivo tornar a aprendizagem mais dinâmica, promovendo o protagonismo dos alunos e incentivando o uso de tecnologias educacionais.
A escola atende 1.422 alunos e conta com 16 turmas no período da manhã, 16 à tarde e cinco à noite, e a maioria dos professores aderiu à ideia.
Para implementar o “InovaGESTÃO”, Luciana formou um grupo de trabalho composto por membros da comunidade escolar para analisar as potencialidades e fragilidades da instituição. As Jornadas de Planejamento Pedagógico (JPP) foram essenciais para capacitar os 95 professores da escola nas novas metodologias.
Com apoio contínuo e reuniões trimestrais de acompanhamento, as metodologias ativas foram adotadas de forma eficaz, gerando resultados significativos, como a redução da evasão escolar e uma taxa de aprovação de 98% no primeiro trimestre de 2024.
Embora os resultados tenham sido positivos, o maior desafio foi manter o engajamento ao longo do processo de inovação.
Para superar isso, Luciana e sua equipe implementaram um plano contínuo de formação e suporte, garantindo a aplicação consistente das metodologias ativas.
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