X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Crianças criam soluções para o trânsito

Estudantes têm desenvolvido novas ideias para resolver o excesso de tráfego nas ruas usando kits de Lego e de robótica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Crianças criam soluções para o trânsito
Professores e alunos da escola municipal Rita de Cássia Oliveira, de Resistência, em Vitória, que foi uma das selecionadas pelo Instituto Positivo, Disney, Lego Foundation Dow e First para participar do torneio de robótica deste ano e receber gratuitamente materiais Lego Education |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Na busca por desenvolver habilidades que vão além dos conteúdos teóricos, alunos de escolas públicas já criam soluções para o transporte e para o trânsito com Lego e robótica.

Na escola municipal Rita de Cássia Oliveira, de Resistência, em Vitória, o projeto do clube de robótica tem encantado e despertado o interesse dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui

A escola foi uma das selecionadas pelo Instituto Positivo, Disney, Lego Foundation Dow e First para participar do torneio de robótica deste ano e receber gratuitamente materiais Lego Education.

O pedagogo Ricardo Silva explicou que as aulas começaram há cerca de um mês, com parte dos estudantes  convidados a participarem semanalmente do clube.   

A robótica nas escolas permite que alunos, mesmo com pensamentos diferentes, possam trabalhar e pensar juntos em solucionar problemas em comum Ricardo Silva, pedagogo
 

A cada semana, eles recebem desafios relacionados ao tema de transportes e, em grupo, desenvolvem, montam e programam soluções.  

“Nesta semana, por exemplo, eles precisam pensar em como transportar um parque de um ponto a outro sem gastar muito combustível. São ideias que podem ser usadas no nosso cotidiano, como selecionar rotas mais curtas, com menor tráfego”.

O professor de Matemática e mediador do clube na escola, Carlos Maurício Janes, contou que além de trabalharem a Matemática e a tecnologia, a experiência dos alunos têm sido fantástica no aprendizado do trabalho em grupo. 

Leia mais

Aula desde cedo para fazer bons negócios

O que a educação fez por mim: José Carlos Rizk Filho e Weverton Ferreira Paes

“Dentro de cada equipe, eles têm três funções bem definidas. Uma dupla atua como separadora das peças, outra como montadora e outra como programadora. Cada um tem uma função, que vai mudando a cada semana, mas todos pensam nas soluções para os desafios juntos. Isso tem desenvolvido muito esse relacionamento interpessoal. É muito gratificante ver como trabalham com alegria”.

Agora, além de um concurso realizado pela própria Lego, a escola já pensa em inscrever os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Robótica, no nível iniciante. 

Entre os alunos que participa do projeto na escola está Miguel Arthur Silva da Hora, 10, que é líder hoje da sua equipe.  

“Estou gostando muito da robótica. Nunca tinha estudado antes, mas minha parte preferida tem sido a montagem. Já fizemos uma gangorra, que depois tinha de acender uma luz de LED e, na última semana, um caminhão”.

A robótica desenvolve habilidades como lógica, identificação de processos e flexibilidade no pensar Janaína Spolidório, Especialista em Neuroeducação, formada em Ciências da Computação e designer instrucional neuropsicopedagógico
 

Leia mais

O que a educação fez por mim: Alexandre Ramalho e Gilberto Vieira

Projetos para despertar espírito empreendedor

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: