Capixaba mostra projeto de ciências agrárias na Rússia
Luiz Felipe Damacena Berger apresentará projeto de Sistema de Irrigação Automatizado
Escute essa reportagem
Rumo à Rússia com um projeto especial! Luiz Felipe Damacena Berger, 18, estudante da rede pública, viajará para o país europeu em 2024 para apresentar seu trabalho na International Research School (IRS).
Nessa ação, estudantes de todo o mundo se reúnem para participar de projetos sob a orientação e supervisão de jovens cientistas russos e do exterior.
Luiz foi selecionado após garantir um bom resultado na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), realizada no final de setembro, conquistando o 3º lugar na categoria Ciências Agrárias e Credenciais com o projeto Sistema de Irrigação Automatizado.
O jovem, que estuda na 3ª série do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, no município de Itaguaçu, contou que ficou muito feliz com sua seleção.
“Tudo isso ajuda nos meus estudos, no desenvolvimento de uma carreira que pretendo construir ao cursar Engenharia Mecânica e Elétrica, já que estou finalizando o ensino médio integrado, e para estimular outros estudantes a fazerem o mesmo”.
Na Rússia, ele apresentará novamente o Sistema de Irrigação Automatizado.
“É um protótipo de um sistema de irrigação automatizado, utilizando Arduino (plataforma) e placas solares, e que é capaz de monitorar e controlar a umidade do solo com facilidade de utilização e acesso à tecnologia pelos agricultores de pequeno e grande porte para usufruir dos benefícios de uma maneira sustentável e eficaz, tendo uma placa integrada para a coleta de dados”, explicou Luiz sobre o trabalho.
Sua mãe, Marislei Fátima Damacena Berger, 47, professora de Ciências e Biologia da rede estadual, contou que Luiz sempre foi um filho muito disciplinado, estudioso e curioso, e as expectativas dele ir para a Rússia são altas.
“Estamos superanimados só de pensar que ele terá a oportunidade de entrar em contato com outras culturas e vivenciar essa experiência fora do Brasil”, disse.
A professora e orientadora do aluno, Lilyan Barbosa Siqueira, só teve elogios para o menino e também comentou que a escola sempre o apoiou na participação dos eventos, contribuindo da forma que podia para realização desse sonho.
“Não temos um laboratório de robótica, porém, sempre que um aluno se interessa por essa área, procuramos meios de apoiá-lo e fornecer o material que a escola dispõe”, explicou.
SAIBA MAIS
> O projeto
O estudante da rede pública Luiz Felipe Damacena Berger, de 18 anos, criou um protótipo de um sistema de irrigação automatizado utilizando a plataforma Arduino e placas solares.
O projeto é capaz de monitorar e controlar a umidade do solo com facilidade de utilização e acesso à tecnologia pelos agricultores de pequeno e grande porte para usufruir dos benefícios de uma maneira sustentável e eficaz, tendo uma placa integrada para a coleta de dados.
> Futuro
De acordo com Luiz, seu próximo objetivo é desenvolver algum trabalho que colaborasse com o combate ao desperdício de água.
> IRS
Luiz foi selecionado para participar da International Research School (IRS). Este é um projeto educacional internacional para todos os interessados em descobrir o mundo ao redor e as pessoas que vivem nele. O jovem irá para o evento em julho de 2024.
NA irs, estudantes se reúnem para participar de projetos das áreas de ciências naturais e humanidades sob a orientação e supervisão de jovens cientistas russos. Lá, ele apresentará seu Sistema de Irrigação Automatizado.
No evento são oferecidos treinamentos, jogos, workshops, shows, passeios e programação esportiva.
Fonte: Luiz Felipe Damacena Berger e site do International Research School (IRS).
Comentários