X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

A Tribuna nas Escolas: podcast traz dicas para provas de Geografia e História

Para ajudar alunos a se darem bem no Enem, professora tirou dúvidas de estudantes


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já começou! Mais de 73 mil capixabas realizaram as provas de Ciências Humanas, de Linguagens e de Redação no último domingo (5).

Para dar as últimas dicas para as questões de Geografia e de História, o projeto A Tribuna nas Escolas entrevistou, no Tribuna Lab, a professora de Geografia do Centro Educacional Madan, Paula Favarato.

No videocast, a professora respondeu dúvidas de Luiza Liz, Maysa Quintiliano, Carolina Brasil, Washington de Souza e Vinícius Falçoni, estudantes do Centro Educacional Madan, em Vitória.

A professora de Geografia Paula Favarato é enfática ao dar a primeira dica de ouro para um bom desempenho: não é hora de tentar dar conta de todo conteúdo da prova.

“É preciso fazer um trabalho mais qualitativo do que quantitativo. Não fique afobado querendo dar conta de todo o conteúdo porque, assim, perde-se a oportunidade de reforçar pontos positivos”.

Para acalmar os candidatos, a professora prevê, ainda, que a Guerra Israel-Hamas, com a atual conjuntura das últimas semanas, não deve cair na prova, porém, o contexto histórico e geopolítico do conflito pode ser cobrado.

“O atual conflito entre Israel e Hamas não irá cair na prova porque ela já estava pronta quando a guerra começou. Mas a questão árabe-israelense existe desde 1947 e é um assunto cujos professores que elaboram questões gostam”.

Redação

Para a Redação, única prova que vale mil pontos, escrever com letra legível, respeitar o limite de linhas e não ultrapassar o espaço lateral são regras imprescindíveis, aponta a professora de Português e de Redação do Português Sob Medida, Rayza Fontes.

“A Redação precisa ter uma introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão. O candidato não pode se identificar e, além disso, o texto deve ser escrito na terceira pessoa”.

Dicas de História

A recomendação é sempre analisar o comando da questão e, em seguida, ler o texto ou analisar a imagem, o gráfico e a tabela.

Em História do Brasil, o escravismo, o indigenismo, as conjugações coloniais, a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, a economia cafeeira e a imigração europeia estão entre os assuntos mais cobrados.

Já em História Geral, alguns temas cobrados são as instituições gregas e romanas na Antiguidade, a baixa Idade Média, a expansão marítima, a Reforma Protestante e a Revolução Industrial.

Fonte: Davidson Abdulah, professor de História.

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna nas Escolas: podcast traz dicas para provas de Geografia e História
Estudantes tiram dúvidas para o Enem. Da esquerda para a direita: Anna Beatriz Guido, Carolina Brasil Fontes Khawaja, Washington Souza, Vinícius Marques Falçoni, Luiza Lis Alvernaz Loouser |  Foto: Aquiles Brum/AT

Dúvidas respondidas

Como as mudanças na estrutura demográfica brasileira estão afetando a sociedade?

Carolina Khawaja, 18 anos, estudante

Paula Favarato - “A população brasileira vive dois padrões de comportamentos: apresentamos, há muito tempo, redução da taxa de natalidade e aumento na expectativa de vida. Quando vivemos mais, há sobrecarrega do sistema previdenciário”.

Qual assunto os alunos mais deixam de lado?

Washington Souza, 20 anos, estudante

Paula Favarato - “O assunto menos desejado é a Geografia Física, especificamente relevo, tipos de solo, tipos de rocha e fatores e elementos de clima. São temas que recomendo aos alunos darem uma olhada carinhosa. O que é deixado de lado é menos cotidiano”.

Na reta final, é importante revisar a crise dos refugiados?

Luiza Loouser, 18 anos, estudante

Paula Favarato - “Com certeza. É importante entender os principais pontos de procura dos refugiados e, também, dos migrantes econômicos, como aqueles que visam entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México”.

Quais são as causas e consequências do El Niño?

Vinícius Falçoni, 19 anos, estudante

Paula Favarato - “O El Niño é um fenômeno natural, que acontece nas águas do Pacífico Sul, na altura do Chile e do Peru. Com o El Niño, no Brasil, ocorre seca no Nordeste, enchentes substanciais no Sul e ondas de calor insuportáveis no Sudeste e no Centro-Oeste”.

Devemos ter olhar atento a fenômenos que completam aniversário, como a criação da Petrobras, que completa 70 anos?

Ana Beatriz Guido, 19 anos, estudante

Paula Favarato - “Com certeza. A criação da Petrobras, por exemplo, pode ser abordada em questões com a campanha 'O petróleo é nosso' e com o governo Getúlio Vargas”.

Confira a playlist do podcast A Tribuna nas Escolas

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: