Alunos tiram dúvidas de Matemática em podcast de olho no Enem 2023
Professor foi ao estúdio Tribuna Lab para dar dicas de como fazer as questões. Uma delas é deixar para o final exercícios muito difíceis
Escute essa reportagem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, e para tirar as principais dúvidas de alunos em Matemática, o projeto A Tribuna nas Escolas ouviu, no estúdio Tribuna Lab, o professor de Matemática do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Francis Monteiro.
No videocast, ele contou sobre a avaliação e respondeu perguntas de Augusto Altoé, Fernanda Boechat, Lucca Vecci, Gabriela Guasti e Carolina Adão Burlamacchi, alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci, escola de Vitória.
Uma das dúvidas apontadas foi sobre como revisar as matérias.
“O que você precisa fazer nessa reta final é identificar bem quais são os conteúdos mais cobrados na prova do Enem de Matemática e ir priorizando-os. Depois, buscar questões desses conteúdos da prova do Enem anteriores. É preciso saber como eles são cobrados”.
Outro questionamento apontado pelos jovens foi “como administrar o tempo de resolução da prova?”. Francis afirmou que não é para ficar preso a questões.
“Se uma questão está demandando muito tempo porque você está tendo muita dificuldade, deixe-a para o final e siga a sua prova”, respondeu o profissional.
Procurado por A Tribuna, o mestre em Matemática Marcelo Peres de Oliveira também deu outras dicas. Ele é professor no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória.
De acordo com ele, é positivo que o aluno comece a resolver o exame em nível crescente de dificuldade.
“Isso garante mais pontos, pelo mesmo número de questões resolvidas, já que o Enem trabalha com a Teoria de Resposta ao Item e uma melhor coerência no desempenho da prova significa uma melhor pontuação. Essa primeira leitura da prova toma um certo tempo, de 5 a 10 minutos. Mas, mesmo assim, ela ainda pode melhorar a pontuação”.
Já Daniel Rojas Nascimento, diretor de ensino e professor de Matemática do Centro Educacional Madan, em Vitória, aconselhou os alunos a não preencherem o gabarito nos últimos minutos. “São 90 questões, o aluno vai estar nervoso e pode errar o gabarito”, afirmou.
Perguntas e respostas
Prova de Matemática será no dia 12
Dúvidas dos alunos
> O professor de Matemática do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Francis Monteiro, tirou dúvidas de alunos a respeito da prova de Matemática do Enem, que acontecerá no próximo dia 12.
Na reta final, como revisar as matérias?
“O que você precisa fazer nessa reta final é identificar bem quais são os conteúdos mais cobrados na prova do Enem de Matemática e ir priorizando-os. Depois, buscar questões desses conteúdos de provas do Enem passadas”.
Como construir uma nota melhor na Teoria de resposta ao item (TRI)?
“A prova separa questões por graus de dificuldade. Para que você tenha uma boa nota no TRI, é importante que faça uma primeira leitura do exame, identifique as questões por grau de dificuldade e comece as questões mais fáceis. Assim, você evita, ao final da prova, cometer algum erro por desatenção e errar uma questão que você saberia resolver, ou precisar chutar uma questão que na TRI seria fácil de se acertar”.
O que é mais importante? As fórmulas de matemática ou o raciocínio lógico?
“Acho que são duas coisas que não se excluem. Hoje a prova exige que você conheça as fórmulas. Nela, só o raciocínio lógico sem a fundamentação matemática vai te trazer muita dificuldade, mas, ao mesmo tempo, conhecer todas as expressões sem saber como aplicá-las nas questões também vai te trazer um grande prejuízo. Você precisa dominar bem as fórmulas e ter um bom raciocínio lógico”.
Como administrar o tempo de resolução?
“Procure dividir o tempo entre a prova de Matemática e a de Ciências da Natureza de maneira equitativa. Dentro da de Matemática, não fique preso a questões. Se uma questão está demandando muito tempo porque você está tendo muita dificuldade, deixe-a para o final e siga a sua prova”.
Comentários