Aluna de Vila Velha ganha prêmio nacional
Ana Luiza Lopes Santana, de 15 anos, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
Escute essa reportagem
Em uma disputa com mais de 200 mil alunos de todo o Brasil, Ana Luiza Lopes Santana, estudante de 15 anos da Escola Sesi, em Araçás, Vila Velha, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee) 2024, realizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A competição, que este ano bateu recorde de inscrições com 260 mil estudantes do 8º e 9º ano das redes pública e privada de todo o País, teve como objetivo promover o aprendizado sobre o uso eficiente da energia elétrica.
Durante o evento, mais de 7.800 alunos do Espírito Santo participaram das provas e Ana Luiza se destacou como a grande vencedora estadual, ganhando medalha de ouro e uma vaga para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.
Ana Luiza, que antes já sabia da importância de economizar energia no dia a dia, como apagar luzes e fechar a geladeira, aprendeu ainda mais sobre o impacto das pequenas ações, como a escolha de eletrodomésticos com selo de eficiência energética. “Agora estou mais atenta e tento aplicar o que aprendi em casa”, diz a jovem.
A premiação incluiu notebooks para os melhores alunos de cada estado, além de uma cerimônia especial que acontece hoje, em Brasília.
A EDP, empresa organizadora do evento, patrocinou as passagens, o hotel e o transporte para os vencedores, e Ana Luiza compartilha sua felicidade em representar o Espírito Santo. “Estou muito feliz e orgulhosa por ter participado. Nunca imaginei que iria alcançar algo tão grandioso. A experiência foi incrível”.
Com os olhos voltados para o futuro, Ana Luiza sonha em seguir a carreira na medicina, na área de pediatria.
“Agora, além do meu objetivo de ser médica, também me sinto mais motivada a continuar estudando e aprendendo sobre temas como a eficiência energética, que é tão importante para o nosso futuro”, finaliza.
A mãe da estudante, Ariene Lopes, de 42 anos, é artesã e está acompanhando a filha durante o evento. “Foi incrível tudo que vivemos. Ela é muito esforçada, e só de ser uma finalista foi uma vitória”, completa Ariene.
Informações
“Iniciativas educacionais como esta reafirmam o nosso compromisso de levar informações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica para a população. A presença nesta ação reforça o compromisso da EDP com o impacto positivo nas comunidades em que estamos inseridos”.
Edson Barbosa, diretor da EDP no Espírito Santo
Comentários