Cais do Hidroavião vai se tornar novo ponto de cultura e lazer em Vitória
Prefeitura lança edital para recuperação integral de prédio histórico em Santo Antônio, que foi o 1º aeroporto do Espírito Santo
O Cais do Hidroavião, primeiro aeroporto do Espírito Santo, vai ganhar um novo visual. Localizado no bairro Mário Cypreste, na região de Santo Antônio, em Vitória, o prédio será restaurado para funcionar como um espaço de cultura e lazer.
O edital para a contratação da empresa responsável pelas obras foi lançado pela Prefeitura de Vitória na tarde de quarta-feira (4). Segundo a coordenadora de revitalização urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Anna Karine Bellini, a restauração vai respeitar as características originais do prédio.
“O projeto prevê uma recuperação integral, com o objetivo de garantir acessibilidade, segurança e funcionalidade, permitindo que o edifício seja realmente utilizado pela população”.
A previsão é de um investimento de R$ 3 milhões, com prazo de 450 dias para a realização da obra. O restauro será feito tanto no prédio quanto no pátio lateral e nas calçadas, totalizando uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados.
“Essa é uma verdadeira joia arquitetônica moderna que, agora, teremos a oportunidade de devolver à cidade”, ressalta Anna.
Inaugurado em 1939, o edifício é uma construção histórica de Vitória. Com o alto custo de manutenção das aeronaves que pousavam na água e a construção do Aeroporto de Goiabeiras, cuja primeira etapa foi finalizada em 1946, o prédio passou alguns anos inativo.
Atualmente, o Cais do Hidroavião é um dos três terminais de hidroaviões remanescentes no Brasil. Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a restauração representa um momento aguardado pelo Estado.
“A história da nossa capital passa pelo Cais do Hidroavião. A região de Santo Antônio cresceu a partir dessa instalação, que conectava Vitória ao Brasil”.
O prefeito acrescenta que esse projeto representa um novo momento da cidade.
“O Cais será um novo marco para o turismo, para a cultura e para o lazer, contribuindo para a ressignificação do Centro de Vitória e da Grande Santo Antônio”.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Gustavo Perim, a revitalização dá continuidade a um projeto de valorização dos patrimônios históricos da capital.
“Temos uma jornada importante: restauramos o Museu Capixaba do Negro, o Viaduto Caramuru, o Mercado da Capixaba, as escadarias do Centro Histórico, e agora chegamos ao Cais do Hidroavião”.
O edital publicado será disputado por empresas interessadas no dia 7 de abril. Após essa data, será assinada a ordem de serviço para o início das obras.
Saiba Mais
Como será
O Cais do Hidroavião passará por restauração completa, contemplando uma área de cerca de 2 mil metros quadrados.
A intervenção busca garantir estabilidade estrutural, segurança e acessibilidade, respeitando o tombamento como patrimônio histórico.
A expectativa da Prefeitura de Vitória é de que o edifício se torne um espaço de cultura, lazer e memória.
A obra terá investimento estimado em cerca de R$ 3 milhões.
O prazo previsto para execução é de aproximadamente 450 dias, após a assinatura da ordem de serviço.
Cais do Hidroavião
É uma construção histórica de Vitória, inaugurada em 1939.
Localizado no bairro Mário Cypreste, na região de Santo Antônio, em Vitória, o prédio foi o primeiro aeroporto do Espírito Santo.
Com o alto custo de manutenção das aeronaves que pousavam na água e a inauguração do Aeroporto de Goiabeiras, o edifício ficou um tempo inativo.
Atualmente, é um dos três terminais de hidroavião remanescentes no Brasil.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários