UPA é alvo de vandalismo em cidade do Sul do ES
Equipamentos de ar-condicionado foram depredados, comprometendo o atendimento à população
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foi alvo de vandalismo após ter todos os equipamentos de ar-condicionado depredados, poucos dias depois de passarem por manutenção. O ataque ocorreu nesta quarta-feira (7), em meio a uma onda de calor, e comprometeu novamente o atendimento à população.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que tem intensificado os trabalhos de manutenção nas unidades de saúde para garantir o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado durante o período de altas temperaturas. No entanto, furtos e danos a materiais elétricos têm se tornado recorrentes, dificultando a normalização do serviço.
Na UPA do bairro Marbrasa, a situação chamou atenção pela gravidade. Após a conclusão de reparos nos equipamentos, todos os aparelhos instalados na cobertura do prédio foram vandalizados. O caso ganhou ainda mais repercussão depois que reclamações de usuários sobre o calor no interior da unidade circularam nas redes sociais.
As primeiras análises indicam que os suspeitos não acessaram a cobertura pela parte externa do imóvel, já que não foram encontradas marcas de escalada. Diante disso, a principal suspeita é de que o acesso tenha ocorrido pelo interior da própria unidade, não sendo descartada a hipótese de facilitação da entrada.
A Guarda Civil Municipal realizou os primeiros levantamentos no local e acionou a Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação. As autoridades irão apurar as circunstâncias do crime e possíveis motivações por trás do ato de vandalismo.
Como medida preventiva, a prefeitura anunciou a implantação de um sistema de videomonitoramento 24 horas em todas as unidades de pronto atendimento do município. As câmeras serão integradas à Guarda Civil Municipal e têm como objetivo inibir ações criminosas, proteger o patrimônio público e assegurar melhores condições de atendimento à população.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários