Passado, presente e futuro: Serra tem planejamento até 2044
Radar Econômico, programa da Rede Tribuna, revelou em cinco episódios o passado, o presente e o futuro da Serra
Conforme a frase do filósofo Sêneca, nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir. E a Serra, para onde caminha?
O município mais populoso do Espírito Santo caminha para se tornar um centro de produção de conhecimento, inovação e serviços de alto valor agregado.
A criação de um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento de tecnologias é vista como determinante para impulsionar o crescimento econômico sustentável e gerar novas oportunidades para a população.
“A Serra caminha para ser uma cidade cada vez mais próspera, segura, com educação e segurança cada vez mais de melhor qualidade. E essa caminhada não vai na sorte. Essa caminhada vai de maneira planejada e pensada”, afirma o prefeito Weverson Meireles, fazendo referência ao planejamento estratégico Serra 44+, que foi pensado até 2044.
Esse é o terceiro planejamento estratégico da cidade. O primeiro foi pensado em 2000. Planejou-se a cidade de 2001 a 2021. O segundo planejamento planejou a cidade de 2012 a 2032. E o terceiro aponta o norte até 2044.
No documento estão todas as políticas estruturantes de mobilidade, todos os indicativos trabalhadores de educação, saúde e segurança pública, dentre outros.
A Serra é o município com a maior economia do Espírito Santo, e seu crescimento contínuo é direcionado por múltiplos fatores.
Os vetores de crescimento da cidade mais populosa do Estado se concentram em sua robusta economia industrial e logística, impulsionada por investimentos públicos e privados, além de um forte setor de comércio e serviços.
“Nós precisamos sempre nos pautar pelo desenvolvimento sustentável”, comenta o prefeito, explicando que quando se fala em meio ambiente, fala-se também de saúde, de educação, de saneamento básico.
“Eu acho que daqui a 10 anos nós continuaremos sendo uma cidade de mulheres e homens trabalhadores, mulheres e homens que se dedicam ao crescimento das suas famílias e que, com isso, proporcionam o crescimento da nossa cidade. É com esse olhar guerreiro dos nossos trabalhadores que vamos continuar fazendo a Serra crescer de maneira organizada, planejada e sustentável”, conclui o prefeito da cidade mais populosa do Espírito Santo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários