Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAPO DE FAMÍLIA

Regras para um bom ano novo

Reflexão sobre escolhas, mudança interior e crescimento pessoal no início de um novo ciclo

Cláudio Miranda | 29/12/2025, 12:32 h | Atualizado em 29/12/2025, 12:32
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico



          Imagem ilustrativa da imagem Regras para um bom ano novo
Cláudio Miranda é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. |  Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna

Um ano novo surge como uma promessa de esperança em dias melhores que virão. É um novo ciclo de vida de novos comportamentos, novas ideias e novas propostas. As transformações de um novo ano acontecem com tomadas de decisões voltadas para o seu equilíbrio e crescimento pessoal.

A humanidade inteira inicia agora uma nova viagem de 365 dias em torno do sol. Todas as pessoas do planeta terão a oportunidade de fazer as coisas de um modo diferente e que seja para melhor.

Cidadãos comuns de cada país, grandes empresários e líderes mundiais terão a mesma chance, de fazer o melhor.

Um ano novo é também uma ocasião para fazermos reparação de decisões e de ações erradas que tomamos no passado. A correção dos nossos erros é uma das medidas de melhoria que devemos investir.

A cada dia deste novo ano foque no seu crescimento como pessoa, descubra as ações que você pode fazer em seu próprio benefício e que te harmonize interiormente.

A ideia é ser cada vez melhor do que você já foi. Siga a orientação de Gandhi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo.” Não espere ninguém mudar, mude você.

Queira se dar bem na sua vida, mas não faça isso causando danos a alguém. Em qualquer tentativa de lesar ou roubar alguém, tenha em mente que você está sendo filmado 24 horas pelas lentes do Deustino.

Modificar um comportamento ruim e degradante é uma boa opção você ter um feliz novo ano.

Tudo aquilo que você deseja: como mais dinheiro mais saúde mais prosperidade, emagrecimento, melhores relacionamentos; tudo isso está intimamente ligado às decisões que você toma diariamente alcançando o que se quer.

Inicie esse novo ciclo com uma nova intenção, com novo desejo de crescimento e de harmonização. Faça seus ciclos acontecerem positivamente com sua determinação com sua ação.

Torne a prática da meditação e da oração uma rotina no seu novo ano. Isso te fará bem, te harmonizará e fortalecerá interiormente.

Ande com pessoas que te fazem subir de nível em todos os sentidos. Tenha confiança que algo de grandioso a guarda por você. Melhore a sua aparência, você não é valorizado quando não se cuida e parece qualquer um.

Não se incomode quando você falhar. Os problemas e obstáculos nos fortalecem e nos tornam pessoas melhores. Só falha quem tenta fazer.

Quem tem medo de ousar não cresce. Quando você ficar exausto por algo que você escolheu viver, tenha paciência que sua energia vai voltar.

Pare de viver tentando agradar os outros. Construa história por você com ética e honestidade e tudo dará certo para você.

Quando as pessoas certas chegam na sua vida você conquista aquilo que você não havia conseguido conquistar. Do mesmo modo, seja você também a pessoa certa na vida de alguém, ajudando e protegendo.

Se no próximo ano você quer ser diferente, tome decisões mais acertadas para aquilo que você deseja e para o seu estilo de vida.

Todos os dias desse ano novo você poderá ser o herói da sua própria história ou ser um espectador da vida alheia valorizando demasiadamente o outro e diminuindo a si próprio. O próximo ano não mudará nada se você não mudar primeiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família, por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

ACESSAR Mais sobre o autor
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família,por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

PÁGINA DO AUTOR

Papo de Família