Espumante, tinto ou branco? Veja como acertar no vinho da ceia de Natal
Especialistas dão dicas de como combinar a bebida com os pratos natalinos e aproveitar todos os sabores colocados à mesa
A ceia de Natal brasileira é conhecida pela fartura, tanto de pratos salgados quanto doces, e é comum a inclusão de vinhos no jantar natalino para brindar à reunião em família e amigos.
Saber escolher um bom vinho para harmonizar com os pratos da ceia permite aproveitar todos os sabores postos à mesa e ter uma boa experiência, afirma a empresária e curadora de vinhos Roberta Girelli.
“A harmonização faz diferença. Garante que a pessoa vai conseguir ter a melhor experiência possível com a família e aproveitar melhor os sabores. Um sabor deve complementar o outro, sem nenhum se sobressair, isso que é a harmonização”, explicou.
Para todos os tipos de pratos, o espumante é o coringa, explica Tatiana Puppim, sommelière e sócia de Roberta na Carpe Diem Vinhos.
“O espumante combina com tudo, é a coisa mais coringa que a pessoa pode ter em casa. Doce, salgado, carne vermelha ou branca, arroz de festa, farofa, combina com tudo. Prefira um espumante branco tipo brut, esse é o tipo certo para quem não quer errar”, disse.
Já para quem quiser oferecer mais opções de vinhos aos convidados, existe uma regra básica para acertar na escolha, explica Tatiane Gomes, professora do curso de Sommelier Profissional.
“Vinhos brancos caem bem com carnes brancas, aves como chester e também carne de porco. Vinho tinto já pede carne vermelha e massas com molho de tomate. Vinho rosé fica bom tanto com carnes brancas quanto com vermelhas, devido à acidez”, destacou.
Também dá para harmonizar os doces com vinhos portugueses e brasileiros. “Para rabanadas, vinho da Madeira, já para um mousse de chocolate, vinho do Porto, ambos de Portugal. O pudim podemos harmonizar com um vinho branco, como o Aurora, que é brasileiro e ideal para sobremesa de massa branca”.
Confira as dicas
Como escolher o vinho?
Confira o tipo da uva, o percentual alcoólico do vinho e leia o verso do rótulo da garrafa para saber se o vinho passou por barrica e outras informações da produção da bebida.
Barrica é um recipiente, geralmente grande e feito de madeira, usado para armazenar e transportar o vinho. Quando passa pela barrica, o vinho torna-se mais apurado, com mais aroma.
Como servir o vinho?
Para vinhos tintos, que são mais pesados que os demais tipos, use taças com bocas menores, com a capacidade de preservar os aromas das notas de frutas.
Vinhos brancos e rosé, prefira taças com bocas maiores. Como o vinho é mais leve, esse tipo de taça ajuda a liberar os aromas.
Temperatura importa?
A temperatura também faz diferença. Para vinhos tintos, servir a 15ºC. Já para vinhos brancos e rosés, prefira servir a 12ºC.
Espumantes e vinhos brancos e rosés podem ser mantidos, mesmo depois de abertos, em uma caixa com gelo, para manter bem gelada a bebida.
Já vinhos tintos, após servir, retorne a garrafa à adega ou geladeira, para manter resfriado, mas não gelado.
Como harmonizar?
A regra básica de sommeliers diz que a cor do vinho diz com que a bebida harmoniza, complementando e realçando o sabor dos pratos.
Vinhos tintos
Harmonizam com carnes vermelhas, como boi, cordeiro e carneiro, além de massas servidas com molho de tomate e queijos duros.
Vinhos Brancos
Ajudam a “limpar” o paladar e harmonizam com salpicão, maionese, queijos moles, entradas. Também combinam com massas e risotos com cogumelos e molho branco, e até moqueca.
Vinhos rosé
Frutos do mar como polvo, camarão, lagosta e lula combinam com esse tipo de vinho, além de molhos cítricos e agridoces, saladas e farofas com frutas.
Os vinhos rosé, devido à acidez, podem harmonizar com carnes brancas como peru e chester, e também carnes vermelhas, como boi e cordeiro.
Espumante
É considerado o coringa para harmonizar na ceia de natal. Combina com tudo, afirmam os sommèliers.
Vinho do Porto
Harmoniza com sobremesas como mousse de chocolate. Já o Vinho Madeira combina com rabanadas. Vinho branco é indicado para sobremesas de massa branca, como pudim.
Outras Bebidas
Cervejas do tipo Ales harmoniza com pratos mais pesados, como carne de porco e opções com mais gordura.
As Pilsen são boas opções para pratos mais leves como ceviche, queijo brie e salpicão.
Drinques que levam gin com especiarias, como anis estrelado, cravo e canela, caem bem, porque harmonizam com as diversas especiarias da ceia de natal.
Aperol Spritz também é indicado, o leve amargor da bebida ajuda a equilibrar o sabor dos pratos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários