Aluna de escola pública de Vitória participa de experimento em missão da Nasa
O trabalho desenvolvido pela estudante Bárbara também foi destaque na revista Innovation Insider, publicação oficial da Nasa
Imagine viajar para os Estados Unidos e ter a oportunidade de conhecer as instalações da Agência Espacial Americana (Nasa) a partir de um projeto científico aprovado. Foi o que aconteceu com a estudante Bárbara Rezende Martinelli, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Orta, em Vitória.
A jovem desembarcou nos Estados Unidos, juntamente com o professor Luiz Gustavo Gomes, na quinta-feira (18), para o desdobramento do projeto da estudante que será lançado ao espaço em uma missão internacional prevista para agosto deste ano.
O projeto aprovado consistiu no envio de sementes à estratosfera por meio de balões atmosféricos de grande altitude, com o objetivo de analisar os efeitos da radiação solar sobre a germinação e o crescimento das plantas. A proposta prevê a comparação entre as amostras que viajaram ao espaço e aquelas mantidas na Terra. Com isso, a estudante capixaba ganhou projeção internacional ao ter o experimento aprovado e integrado à missão STEM — Experiment on NASA Flight RB-10.
Para ser aprovada, a estudante precisou passar por um rigoroso processo internacional. Com êxito, a jovem representou o Brasil ao lado de outro aluno do estado do Paraná, sob orientação do professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação da unidade escolar. Coordenado por Nicole Haragutchi, o projeto faz parte de uma iniciativa global na qual a estudante norte-americana e fundadora da organização Innovation International reúne jovens pesquisadores de diferentes países.
O trabalho desenvolvido pela estudante Bárbara também foi destaque na revista Innovation Insider, publicação oficial da Nasa, além do lançamento do experimento. A conquista da jovem serviu de inspiração para outros estudantes da Rede Pública Estadual, por meio de palestras e encontros realizados em escolas do Espírito Santo.
Para o professor Luiz Gustavo Gomes, a visita às instalações da Nasa representa o reconhecimento de um percurso construído com dedicação e incentivo ao protagonismo estudantil. “A experiência internacional amplia horizontes, fortalece a autoconfiança dos jovens talentos e reforça a importância de identificar e apoiar estudantes com altas habilidades na rede pública”, contou o docente.
Os olhos da estudante mirim brilharam ao realizar o sonho de ver de perto como a ciência é desenvolvida em um centro de pesquisa reconhecido mundialmente.
“Essa viagem representa a realização de um sonho que começou dentro da sala de aula. Ter a oportunidade de conhecer de perto as instalações da Nasa e entender como a ciência é desenvolvida em um centro de pesquisa desse porte é algo muito significativo para mim. Essa experiência reforça que a educação pública pode nos levar longe e me motiva ainda mais a seguir na área científica”, destacou a estudante.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli
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