Serviços gratuitos serão oferecidos em mais cidades do ES
De acordo com Renato Casagrande, todos os municípios da Grande Vitória e cidades-polo do interior vão receber a ação
Mais de 100 serviços gratuitos à população foram oferecidos ontem, ao lado do Parque da Cidade, na Serra, por meio do Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida.
De acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande, todos os municípios da Grande Vitória vão receber a ação, além de cidades-polo do interior.
Alguns serviços ofertados foram aferição de glicemia e pressão arterial, vacinação, testagens (HIV, sífilis e hepatite B e C), vacinação antirrábica e castração de animais (cães e gatos), além de consultas e exames oftalmológicos.
“A gente está fazendo todo esse trabalho que está dentro do Programa Estado Presente, que é o programa de enfrentamento à violência. O programa trabalha com o fortalecimento das forças de segurança, mas também com fortalecimento da ação social”, disse o governador do Estado.
Renato Casagrande destacou que as ações têm produzido resultados. “Nós vamos fechar este ano, se Deus quiser, com o menor número de homicídios da série histórica do Estado. Então, tudo isso é um conjunto de ações”.
O vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, destacou a importância do combate à criminalidade pelas forças de segurança e da promoção da cidadania.
“Se de uma ponta é uma ação efetiva sem trégua para combater o crime, reforçando muito a capacidade de trabalho das nossas forças de segurança, ao mesmo tempo nós geramos um conjunto de ações que promovem a importância social, a geração de oportunidade e a qualificação profissional”, afirmou Ferraço.
Weverson Meireles, prefeito da Serra, afirmou que toda essa oferta de serviço organizada é importante, porque a população do município depende desse acesso mais próximo a serviços essenciais.
“É uma ação extremamente importante, até porque nós temos os nossos eventos do Serra Mais Cidadã. Essa é uma das maneiras de promover cidadania”.
A edição de ontem da ação reuniu cerca de 11 mil pessoas, com mais de 7 mil atendimentos realizados durante o dia
Mutirão
Castração gratuita de cachorro resgatado
A dona de casa Elza Maria Barros, 59, moradora do bairro José de Anchieta, na Serra, aproveitou a manhã de ontem para cuidar da saúde de seu “caramelo”, o cão Joca, que ela resgatou há alguns meses.
“Eu resgatei ele, fora os que já passaram por mim e que já foram adotados, e tenho mais! A castração gratuita é um benefício, pois a gente não tem condições de pagar. Então ajuda muito, muito mesmo!”, afirmou a dona de casa.
Paixão pela Polícia Militar
Com os três filhos, Ana Helena, 9 anos, Isaías, 4, e Zaiha, 3, a dona de casa Camila Siqueira, 35, do bairro São Geraldo, na Serra, foi conhecer o estande do Batalhão de Ações com Cães, da PM.
“Eles são apaixonados pela polícia. Não podem ver uma viatura que ficam dando 'tchau'”, afirmou a mãe.
A família foi recebida pelo soldado Zambaldi, que apresentou a eles o cão Zeus.
Cadastro para doar sangue
Moradora do bairro Valparaíso, na Serra, a fisioterapeuta Larissa Andrade de Assis, 45 anos, fez o seu cadastro de doadora de sangue.
“Acho muito importante. A gente precisa doar para poder ajudar. Chega o final de ano, as doações sempre diminuem. Então, acho muito importante essa trabalho que eles fazem”, afirmou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários