Serviço de transferência interestadual de veículos será temporariamente suspenso
Medida ocorre por causa do fechamento do ano fiscal e atualização do VRTE. Procedimento ficará indisponível por 16 dias
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informou que o serviço de transferência interestadual de veículos será temporariamente suspenso entre 21 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026.
O fechamento do Sistema Detrannet para esse serviço está regulamentado pela Instrução de Serviço nº 41/2025, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (3).
Os proprietários de veículos registrados em outros estados que pretendem realizar a transferência para o Espírito Santo devem ficar atentos, pois não será possível concluir o procedimento durante o período de suspensão.
Segundo o Detran|ES, a medida foi adotada devido ao fechamento do ano fiscal de 2025 e ao início do ano fiscal de 2026. O órgão destacou ainda que a atualização do Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE) em 1º de janeiro pode gerar prejuízo ao novo proprietário caso os processos de transferência não sejam concluídos até o final de 2025, além de criar entraves burocráticos para o próprio Detran|ES.
Mais informações sobre o procedimento de transferência de propriedade ou mudança de município/estado (UF) podem ser consultadas no portal do Detran|ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários