Onze cidades do ES estão há mais de um ano sem registrar assassinatos
Oito dos 11 municípios que atingiram a marca positiva estão localizados no Sul capixaba
Mais de um ano sem registrar nenhum assassinato. Essa é a realidade de onze municípios do Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Dados divulgados pelo Governo do Estado mostram que grande parte dessas cidades ultrapassou a marca de 400 dias sem homicídios dolosos. Dores do Rio Preto lidera o ranking, com 1.295 dias sem homicídios.
Confira a lista dos municípios e o número de dias sem registrar novos homicídios:
- Muniz Freire - 407 dias;
- Apiacá - 413 dias;
- Bom Jesus do Norte - 452 dias;
- Castelo - 538 dias;
- Jerônimo Monteiro - 568 dias;
- Rio Novo do Sul - 568 dias;
- Laranja da Terra - 658 dias;
- Alfredo Chaves - 689 dias;
- Vila Pavão - 755 dias;
- Iconha - 1.080 dias;
- Dores do Rio Preto - 1.295 dias.
Dos 11 municípios que superaram um ano sem ocorrências, oito estão localizados na Região Sul, que acumula, em 2025, uma redução de 31,6% nos homicídios — o melhor resultado desde 1996, quando começaram os registros. Até novembro, a região contabilizou 54 casos, contra 79 no mesmo período de 2024.
Outras sete cidades do Estado não registram homicídios há pelo menos seis meses, enquanto 23 municípios acumulam períodos entre 30 e 180 dias sem ocorrências. Todas as informações estão disponíveis no Mapa da Paz, no Observatório Estadual da Segurança Pública.
As demais regiões do Estado também apresentaram queda em relação ao ano passado:
- Região Serrana: redução de 28,6%
- Região Noroeste: redução de 15%
- Região Norte: redução de 7,4%
- Região Metropolitana: redução de 1,1%
“Analisamos o cenário das mortes violentas, direcionamos esforços e ajustamos as estratégias sempre que necessário. O compromisso é fazer do Espírito Santo um lugar cada vez mais seguro”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Recorde na redução de homicídios
Em 2025, o Espírito Santo alcançou uma marca histórica. Com 720 homicídios dolosos até novembro, o Estado registrou a menor taxa de homicídios dolosos desde 1996.
Em 2024, o resultado já havia sido positivo, com o encerramento do ano abaixo de 900 mortes, marca que se manteve e avançou em 2025.
“A presença do sistema público de segurança nos municípios é constante, com estratégia e ostensividade. Todas as regiões apresentaram redução em relação ao ano anterior. É um trabalho contínuo, que segue evoluindo”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários