Romero Mendonça: despedida ao fotógrafo que perseguia notícias
Romero Mendonça, que já trabalhou em A Tribuna, morreu aos 71 anos, de pneumonia. Ele colecionou fotos históricas e premiadas
O fotógrafo Edson Romero Mendonça, que trabalhou no jornal A Tribuna e no governo do Espírito Santo, morreu na última quarta-feira (3), aos 71 anos. Romero sofreu um princípio de infarto e estava internado desde o último dia 25, com um quadro de pneumonia.
Ele foi fotógrafo de A Tribuna de 1978 a 1984 e de 1988 a 1995. Nesses períodos, colecionou fotos históricas e premiadas por sempre correr atrás da notícia.
Sua filha, Patrícia Monteiro, lamentou a morte do pai e relembrou o amor de Romero pela fotografia. “Eu fui criada no prédio da Rede Tribuna. Eu ficava sentada vendo meu pai revelar as fotos. Me lembro de ver ele fazendo fotos policiais e nossa família receber ameaças. Perdemos um herói”.
O fotógrafo Antonio Moreira, 79 anos, que trabalhou com Romero em A Tribuna, destacou a técnica e o amor do colega pela profissão.
“Ele fotografava com técnica. Hoje está tudo na base do computador. Ele foi um ponto fora da curva, um dos melhores fotógrafos do Estado. Como fotógrafo de Polícia, ele corria atrás das notícias, sabia fazer qualquer pauta”.
Romero também se destacou na luta pelos direitos dos jornalistas do Espírito Santo. Em nota, o Sindijornalistas manifestou sua solidariedade a familiares e amigos.
Profissional
O diretor de jornalismo de A Tribuna e do portal Tribuna Online, Luciano Rangel, destacou o trabalho do profissional.
“Romero Mendonça marcou época na história de A Tribuna e do fotojornalismo capixaba. Ele incorporava o espírito do período em que trabalhou, com competitividade intensa entre os jornais e seus profissionais, na busca incessante por uma imagem que falasse por si só o que era a notícia. A foto perfeita, a imagem exclusiva, chegar à frente dos concorrentes. Romero era o símbolo maior desse período no Estado, deixando fotos históricas para o acervo do jornalismo capixaba”, disse Luciano Rangel.
O editor executivo multimídia do jornal A Tribuna e do Tribuna Online, Joel Soprani, relembrou o trabalho com o fotojornalista.
“Não era apenas fotógrafo, mas fotojornalista, pois tinha uma visão apurada para a notícia. Tinha paixão pela cobertura policial e era também um torcedor apaixonado pelo Rio Branco”, disse.
Alelvi Carneiro, ex-fotógrafa de A Tribuna e hoje editora do AT2, que sai aos domingos, relembrou características marcantes de Romero. “Trabalhei com Romero no início de minha carreira. Ele tinha um dom, uma estética natural, não aprendida nos livros. Seus passos o guiavam para a notícia!”, destacou.
Perfil
Fotojornalista
Romero Mendonça nasceu em 12 de junho de 1954.
Trabalhou em A Tribuna e no governo do Espírito Santo.
Foi um fotojornalista premiado, conquistando os prêmios Thiers Veloso e Mesquita Neto de Jornalismo, na década de 1980, em A Tribuna.
Romero morreu quarta-feira (3), aos 71 anos.
Ele foi velado e sepultado no mesmo dia, na Serra.
Alguns cliques
Manifestação
Rebelião
Procissão
Fotos Premiadas
Prêmio Thiers Veloso de 1983
Prêmio Mesquita Neto
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários