Alunos de escola municipal de Vila Velha lançam 36 livros
Desenvolvido na escola Professor Elson José de Souza, o projeto Jovens Escritores estimula a criatividade dos estudantes
Histórias pessoais, de romance, fantasia e até de terror deram origem a 36 livros escritos por estudantes da rede municipal de Vila Velha.
A segunda edição do projeto Jovens Escritores reuniu, no total, 59 alunos da Unidade de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Umefti) Professor Elson José de Souza, em Jaburuna.
Os alunos receberam, cada um, certificado de escritor durante eventos para publicar os livros.
Durante o semestre, na biblioteca da escola, os alunos receberam as orientações de todo o processo de criação de um livro, explicou a idealizadora do projeto e bibliotecária da escola, Ana Beatriz da Silva.
“Eles escreveram as histórias no caderno, depois passaram tudo para o computador. Enquanto eu fazia a correção, eles começaram a elaborar as capas em um programa de edição na internet. Imprimimos tudo em uma gráfica, e eu fiz a montagem dos livros. Cada aluno pode levar um exemplar para casa, e outro fica na biblioteca”, contou.
Alunos do 6º, 7º e 9º ano participaram neste ano. A primeira edição do projeto aconteceu em 2024, com a participação de cerca de 30 alunos. Nesta edição, os alunos se reuniram em duplas, trios ou escreveram os livros sozinhos.
“Eu queria que os alunos usassem a criatividade, então não tiveram acesso à internet durante a produção dos livros. Deixei eles livres, para que se expressassem da forma como preferissem. Mesmo histórias fictícias ajudam na expressão pessoal dos alunos”, disse a bibliotecária.
O projeto acontece exclusivamente na Umefti Professor Elson José de Souza, e conta com a colaboração de professores de diversas disciplinas, destacou a gestora escolar Lucyany Azevedo.
“Vários professores ajudaram, de Matemática, Língua Portuguesa e até de Educação Física. Tudo aconteceu durante a disciplina de Estudos Orientados, com alunos que se candidatavam ao projeto”, afirmou.
O planejamento agora é dar continuidade e visibilidade ao projeto com a chegada de novos alunos no ano seguinte, ressaltou a gestora.
“Não tem como a gente parar um projeto que envolveu tanto os alunos e que deu tão certo. Ano que vem, vamos buscar outros estudantes que estão chegando na escola para participar. Queremos que o projeto chegue ao conhecimento até do prefeito de Vila Velha”, declarou.
O que a educação fez por mim
Esforço, coragem e propósito
“Sou capixaba, filha de um pedreiro e de uma auxiliar de serviços gerais, e transformei desafios em combustível. Sou a mais velha de cinco irmãos e fui a primeira da família a conquistar um curso superior.
Sempre estudei em escola pública e, aos 17 anos, concluí o curso técnico em Contabilidade, depois de iniciar a carreira aos 16, como estagiária na área administrativa.
Trilhei minha trajetória em departamento pessoal até decidir empreender pela primeira vez com minha própria loja. Após quatro anos como comerciante, meu propósito falou mais alto: ajudar pessoas a conquistarem dignidade através do trabalho.
Foi assim que nasceu a Center Recursos Humanos, há mais de 27 anos.
Mesmo sem formação superior na época, nunca deixei de buscar conhecimento. Fiz cursos em Departamento Pessoal, Recrutamento e Seleção.
Em 2012, me formei em Recursos Humanos. Em 2019, veio a pós-graduação em Gestão Empresarial, e o Professional & Self Coaching com certificação internacional pelo Instituto Brasileiro de Coaching.
Também me especializei em Liderança, Assessoria, Análise Comportamental e Gestão de Pessoas.
Minha história é marcada por esforço, coragem e propósito. Hoje, sou mais do que uma gestora, sou uma inspiração para quem acredita que não importa de onde se vem, mas sim onde se deseja chegar”.
Fique por dentro
Projeto Jovens Escritores
Alunos do 6º, 7º e 9º ano do ensino fundamental da Umefti Elson José de Souza, que fazem ensino integral, se candidatam ao projeto, que é realizado durante a disciplina de Estudos Orientados.
Durante um semestre, na biblioteca da escola, os alunos recebem orientação da produção de um livro, envolvendo a escrita, digitação no computador e edição de capa.
Os alunos ficam livres para decidir o tema do livro, e geralmente escolhem histórias pessoais, de romance, fantasia e até terror. Eles podem escrever em duplas, trios ou sozinhos.
Um evento é realizado ao final do projeto para divulgar os livros.
59 alunos participaram do projeto neste ano, e 36 livros foram publicados no total.
Um exemplar de cada livro fica exposto na biblioteca da escola e o outro o aluno pode levar para casa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários