Novo Ensino Médio: mais tempo de aulas e reforço em tecnologia
Em visita ao Estúdio Tribuna Online, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, explicou o que muda a partir de 2026
A partir de 2026, turmas de ensino médio da rede estadual vão ter 3 mil horas de aulas em disciplinas obrigatórias, como Português, Matemática, Biologia e História, e incremento de matérias de tecnologia.
No novo ensino médio, as diretrizes curriculares da Formação Geral Básica (FGB) e os itinerários formativos estão sendo revistos em todo o território nacional.
A implementação da mudança começou em 2025, a partir da Política Nacional de Ensino Médio, instituída pelo governo federal.
“A Formação Geral Básica engloba as disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), presentes nos currículos de todos os estados. Já os itinerários formativos são aulas interdisciplinares para completar o novo teto de horas aula estipulado”, explicou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, em entrevista ao estúdio Tribuna Online.
As 12 disciplinas previstas na BNCC são Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Computação já faz parte da grade curricular do ensino médio no Estado, que certifica escolas públicas estaduais que ensinam inovação e cultural digital com o título Escola do Futuro.
“Pensamento computacional, cultura e mundo digital são três eixos da computação que já estão no nosso currículo, e que vamos fortalecer”, declarou o secretário.
No Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, alunos e famílias já estão sendo abordados sobre os novos itinerários formativos.
“Estamos nos reunindo com alunos e, em breve, iniciaremos com as famílias e faremos divulgações nas redes sociais. Dessa forma, os alunos poderão escolher os itinerários de forma mais assertiva na hora da matrícula ou rematrícula”, destacou a diretora Vanessa Giuliani.
O incremento na carga horária para as disciplinas obrigatórias vai melhorar a aprendizagem aos alunos, como Hayane Sant'anna, Pedro Henrique, Karoline Loureiro, Mateus Gomes e Emily Jekiel.
“Esse aumento vai reduzir desigualdades educacionais, e também facilitar a diversificação de metodologias de ensino”, pontuou.
“Os itinerários formativos vão possibilitar aulas mais interativas, incluindo aulas em laboratórios, espaços pedagógicos alternativos, com ênfase na educação digital”, disse Vanessa.
Assista a entrevista completa
O que ele diz sobre
Novo ensino médio
A Política Nacional de Ensino Médio foi instituída em julho de 2024 por meio da lei nº 14.945/2024. A norma reestruturou essa etapa de ensino e alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Em entrevista ao estúdio Tribuna Online, o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Ângelo, explicou os principais pontos do novo ensino médio.
O que muda?
“A partir do ano que vem, teremos um ensino médio com 3 mil horas no total, divididas entre cada uma das séries dessa etapa de ensino. Desse total, 2.400 horas serão destinadas para a Formação Geral Básica (FGB), e outras 600 são destinadas aos itinerários formativos”.
“A Formação Geral Básica (FGB) é composta pelas disciplinas tradicionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
E os itinerários formativos?
“São aulas interdisciplinares, pensadas para aprofundar o conhecimento dos alunos nas disciplinas obrigatórias, que podem ser realizadas com mais flexibilidade pedagógica, ou seja, com aulas de campo, ou em laboratórios. Os itinerários estão divididos em Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e sociais aplicadas, formação técnica e profissional”.
O aluno pode escolher?
“Sim, mas apenas qual itinerário formativo ele vai cursar, dentre as opções apresentadas. Isso será desafiador, porque os professores e educadores terão que aprender a abordar um tema que dialogue com diversas disciplinas. No Espírito Santo, temos todas as opções de itinerário, e investimos muito no caminho da formação técnica profissional”.
Para quem vale?
“O estudante que entra no ensino médio no ano que vem irá estudar toda essa etapa de ensino sob as novas regras. O aluno que está no 1º ano e vai passar para o 2º no próximo ano também irá estudar sob as novas regras, com a nova carga horária de disciplinas obrigatórias e de itinerários formativos. Já os estudantes que estão finalizando o ensino médio neste ano vão concluir os estudos sem mudança de grade curricular”.
Tecnologia terá destaque?
“Computação já faz parte da grade curricular da rede estadual de ensino desde 2025. E nós fazemos isso relacionando diversos tópicos da disciplina nas aulas, como lógica de computação, internet das coisas, Inteligência Artificial, equipamentos (hardware)”.
“Já estamos colhendo resultados, e vamos incrementar ainda mais o estímulo no ensino de tecnologia. Nós enxergamos que a educação digital estimula a inovação e o desenvolvimento da tecnologia no Estado, e 2026 será um ano de ainda mais resultados e de mais conquistas para a educação capixaba”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários