Como fazer Bolo de chocolate Matilda, o clássico que voltou à moda
A sobremesa de chocolate que ficou famosa por causa do filme de 1996 faz sucesso nas docerias da Grande Vitória
Quem nunca se pegou desejando uma fatia do bolo de chocolate que aparece no filme “Matilda” (1996)? Na cena, o personagem Bruce Bogtrotter é forçado pela diretora da escola a comer um bolo gigante e “chocolatudo” como punição por ter comido uma fatia da guloseima antes da hora.
A receita da sobremesa está fazendo sucesso nas confeitarias da Grande Vitória e, na Doceria do Léo, ganhou um toque especial.
O proprietário do estabelecimento, Leonardo Carlos Pereira, ou simplesmente Léo, conta que o bolo de chocolate já é algo muito tradicional, ainda mais com recheio de brigadeiro.
“Para trazer esse bolo aqui para a doceria, eu fui até Paris provar o bolo Matilda de lá e adaptei para a nossa realidade, para o que o brasileiro gosta: um bolo recheado, fofinho e molhadinho”.
Além da massa fofinha e molhada, o bolo de chocolate à la Matilda se tornou viral na internet por ser extremamente recheado e chocolatudo, com múltiplas camadas. Ele é servido com uma generosa calda. Mas se engana quem pensa que o resultado disso seria algo enjoativo.
Na coluna “Como Fazer”, Léo ensina o passo a passo da receita: a calda, o recheio e a massa de chocolate. Os ingredientes são simples, entre eles, trigo, açúcar e cacau. O segredo é usar a quantidade certa.
Com quatro lojas, Léo começou na área da confeitaria em 2013. “Tive uma experiência internacional, morei um ano fora e depois trouxe a Doceria do Léo para o Estado. A gente abriu a primeira loja em 2020. Além das quatro unidades, existe a fábrica. Já penso abrir mais uma loja em breve”.
O local ainda é segredo. “Pode ser aqui no Brasil, pode não ser… Vamos ver”, finaliza.
Veja a receita na íntegra
Confira a Receita
Bolo de chocolate Matilda
Massa de chocolate
Ingredientes
260 g de trigo.
500 g de açúcar.
80 g de cacau.
20 g de fermento.
5 g de bicarbonato.
2 ovos.
260 g de leite.
120 g de óleo.
260 g de água.
Modo de preparo
Em um recipiente, misture os ingredientes secos (trigo, açúcar, cacau, fermento e bicarbonato).
Depois adicionar os líquidos (ovos, leite e óleo) e misturar até homogeneizar.
Por fim, adicione a água morna e mexa novamente até que tudo esteja homogeneizado.
Despeje a massa nas formas. Ela pode ser dividida em duas para facilitar o corte a montagem das camadas.
Assar por aproximadamente 40 minutos a 180 graus. Retirar e deixar esfriar.
Brigadeiro
Ingredientes
2 latas de leite condensado.
3 caixas de creme de leite.
80 g de chocolate em pó 50% cacau.
Modo de Preparo
Adicionar o leite condensado e o chocolate em pó e mexer até misturar. Ainda com a panela fora do fogo, acrescentar o creme de leite.
Em fogo médio, mexer até o ponto de bloco, no qual o recheio escorre da colher em blocos.
Calda de chocolate
Ingredientes
200 g de chocolate.
200 g creme de leite.
Modo de preparo
Derreter o chocolate no microondas de 30 em 30 segundos e, após derretido, adicionar o creme de leite. Misturar até homogeneizar.
Montagem do bolo
Com as fatias do bolo cortadas e o recheio já frio, em uma forma com acetato intercalar a massa com o recheio.
Por fim, utilizar o recheio para passar sobre o bolo e nas laterais.
A calda pode ser adicionada diretamente no bolo ou nas fatias individuais.
Segredinho
Café sem açúcar
Um dos truques para deixar o bolo de chocolate ainda mais saboroso é substituir a água da receita por café sem açúcar.
Quando usado na massa, ele realça o sabor do chocolate e deixa o bolo mais intenso e cheio de personalidade, sem ficar com gosto forte de café.
Para quem vende bolos, ainda é uma chance de destacar a receita, apresentando-a como uma massa de chocolate com um toque especial de café, trazendo um diferencial simples, mas muito eficiente.
+ Dica extra
Para empreender
Precisão nos cortes
Outra dica para quem quer começar a empreender, ou para quem já empreende na área da confeitaria e quer acabamento perfeito, cortar o bolo levemente congelado faz toda a diferença.
A massa firme garante precisão no corte e fatias mais bonitas. Na fábrica da Doceria do Léo, o congelamento é rápido, só o suficiente para facilitar o corte.
Já a calda pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira. Na hora de servir, basta aquecer pequenas porções aos poucos.
Em ocasiões especiais, como ceias de Natal, também vale manter a calda em um recipiente aquecido, permitindo que cada convidado se sirva no seu tempo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários