Minhas impressões
Comentários sobre o futebol, os clubes e os craques do esporte mais popular do planeta
Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.
O Flamengo marcou 17 gols nos seis jogos disputados neste mês, média de 2,83 que comprova a força ofensiva do time de Filipe Luis mesmo sem Pedro, lesionado no 1 a 0 sobre o Racing, em 22 de outubro, pela Libertadores. Um poder de regeneração que não só impressiona os adversários como, em parte, explica o fato de o time estar a um passo de erguer o troféu de campeão nacional pela nona vez - e agora com duas rodadas de antecedência.
E tem mais: a falta de um Arrascaeta no meio-campo do Palmeiras de Abel Ferreira, torna o Flamengo favorito também para a conquista da Libertadores a ser decidida em duelo único entre os dois times mais eficientes do Brasil, sábado (29), em Lima, no Peru.
Flamengo 3 x 0 Bragantino
Houve até uma certa dificuldade no primeiro tempo, com o encaixe na marcação proposta pelo time visitante.
Mas antes mesmo que o Flamengo se impacientasse com as linhas baixas que fechavam a área, Jorginho achou Arrascaeta livre, numa saída de bola errada do Bragantino, e o meia destravou o confronto.
A lucidez que o 10 da Gávea, ausente no último Fla-Flu, empresta ao time faz dele a peça fundamental para funcionamento do sistema de jogo do Flamengo.
Palmeiras 0 x 0 Fluminense
Deu certo a ideia de Luis Zubeldia de levar ao Allianz Parque um Fluminense mais reativo, disposto a preencher os espaços e atacar os mandantes em transição. O Palmeiras não teve o controle do jogo e acabou cedendo espaços para as estocadas dos tricolores. O bom desempenho em mais um duelo na parte de cima da tabela reforça a autoestima do time para as semifinais da Copa do Brasil.
Botafogo 3 x 2 Grêmio
A boa associação entre o quinteto Marlon Freitas, Danilo, Savarino, Cuiabano e Artur, formando maioria na disputa pelos espaços no meio-campo, gerou dois gols em 20 minutos, vantagem que desfez os planos do time gaúcho.
Não fosse a costumeira oscilação do Botafogo no decorrer do jogo, a vitória seria obtida de forma mais confortável.
Bahia 1 x 0 Vasco
A quinta derrota consecutiva do Vasco na Série A merecia pronunciamento do presidente do clube. Fernando Diniz não consegue estabilizar o time e a queda na tabela já obriga os torcedores a torcerem contra os adversários do Z-4.
O Vitória, o primeira fora da zona, está a três pontos. O confronto dessa sexta-feira (28), com o Inter-RS, em São Januário, ganhou em dramaticidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
SUGERIMOS PARA VOCÊ: