Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

O avanço das mulheres no comando dos negócios

Empreendedoras capixabas impulsionam transformação e fortalecem a economia

Suzana Fernandes | 21/11/2025, 12:44 h | Atualizado em 21/11/2025, 12:44

Imagem ilustrativa da imagem O avanço das mulheres no comando dos negócios
Suzana Fernandes é gestora do Sebrae Delas no Espírito Santo |  Foto: Divulgação

A presença feminina no empreendedorismo consolida um movimento de transformação social e econômica que ganha força em todo o país. Cada vez mais, as mulheres conquistam novos espaços, impulsionando o desenvolvimento do mercado. O Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro, é um convite para olhar o papel das mulheres na construção de uma economia mais diversa e igualitária.

Segundo levantamento Sebrae, as mulheres já somam mais de 10,4 milhões de donas de negócio no Brasil, recorde que representa um crescimento de 42% em 12 anos. Esses números reforçam a resiliência das empreendedoras, mesmo diante de um cenário ainda marcado por desigualdades e barreiras históricas. A pesquisa indica que as mulheres seguem mais escolarizadas que os homens, com 34,5% possuindo ensino superior incompleto ou mais, enquanto 21,4% dos homens donos de negócios têm ensino superior incompleto ou mais.

No Espírito Santo, dados do Sebrae/ES demonstram que 80% das mais de 190 mil empreendedoras capixabas gerenciam seus negócios sozinhas, sendo que 57,5% delas deixaram o emprego formal para abrir o próprio negócio, enquanto 35% conciliam o negócio próprio com outro trabalho formal.

Entre as empreendedoras do Estado, 73% são mães, 56% têm ensino superior completo ou mais e 55% se autodeclararam pretas ou pardas. Esse é o retrato da empreendedora capixaba: mãe de dois filhos ou mais, chefe de família, negra e com alto nível de escolaridade.

Apesar dos avanços, elas ainda enfrentam dificuldades. A renda média das mulheres donas de negócio é 24,4% menor que a dos homens e elas dedicam, em média, seis horas a menos por semana em suas empresas devido à sobrecarga de responsabilidades domésticas e familiares. Esse desequilíbrio, gerado pela desigualdade de gênero, ainda dificulta o desenvolvimento profissional das mulheres.

Para enfrentar esses desafios, o Sebrae/ES promove iniciativas como o Sebrae Delas, programa voltado exclusivamente para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. O projeto oferece capacitações, apoio técnico e aprimoramento de competências socioemocionais, além de uma comunidade digital que promove conexões e acesso a conteúdos exclusivos.

O Sebrae/ES celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino com a retomada do maior evento para donas de negócios do Estado, o EMPODERAdonas, dedicando o dia 19 de novembro a uma imersão no tema, no Centro de Convenções de Vitória. O evento tem a participação de Giovanna Antonelli, Negra Li, Natália Beauty, Laine Valgas e outros nomes de peso que vão debater assuntos que moldam o futuro dos negócios.

Que este momento inspire a sociedade a reconhecer e valorizar a potência, o talento e a contribuição indispensável das mulheres para o crescimento e a prosperidade do Espírito Santo!

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: