Brasil vai ter carro elétrico carregável em cinco minutos; saiba mais
BYD instalará 800 supercarregadores em São Paulo, capazes de atingir até 1 megawatt e triplicar a velocidade dos veículos da Tesla
A BYD confirmou que vai instalar cerca de 800 unidades de seu super carregador de veículos elétricos no Brasil.
Batizado de Flash Charging, o dispositivo já começou a ser usado na China e promete revolucionar o sistema de recarga ao reduzir abruptamente o tempo de carregamento na comparação com modelos tradicionais.
Segundo a marca, em apenas 5 minutos será possível gerar aproximadamente 400 km de autonomia — no padrão chinês CLTC.
O objetivo, segundo a BYD, é tornar a recarga de carro elétrico tão rápida quanto abastecer um veículo a gasolina. O dispositivo entrega a maior velocidade de carregamento do mundo, com pico de 2 km por segundo e potência de carregamento de 1 megawatt (ou 1.000 kW). As informações são do site Auto Esporte.
Na prática, é quase três vezes mais rápido que o Supercharged da Tesla, que entrega até 400 kW.
O Brasil, vale ressaltar, será o primeiro país das Américas a ter o sistema. A meta é instalar todos os 800 carregadores nos próximos 12 meses. Mas nem todos os veículos da marca devem se beneficiar da tecnologia.
No mundo todo, a empresa espera ter pelo menos 6.000 unidades em funcionamento nos próximos anos.
Para usar o ultra carregador, o veículo precisa ser baseado na chamada Super e-Platform da BYD. A arquitetura é a primeira de alta tensão de 1.000 volts do mundo para veículos de passageiros com produção em massa.
Estreou nas novas gerações dos modelos Han e Tan, ambos com motores de 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km em apenas 2,7 segundos. São os carros mais sofisitcados da marca chinesa no Brasil.
Para suportar tamanha potência de carregamento, os veículos receberam reforços significativos na bateria, motor, sistema de alimentação, ar-condicionado e outros. Destaque ainda para os chips de potência de carbeto de silício (SiC) — os primeiros do tipo usados em veículos de produção em série.
Isso porque apenas as novas gerações dos modelos Han e Tan trazem reforços na bateria e motor, além de sistema de alimentação capaz de suportar a recarga ultrarrápida.
Em outra frente, a BYD também deve começar a testar a direção autônoma no Brasil, enquanto amplia a produção nacional na Bahia.
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