Prefeituras intensificam ações educativas para usuários de bicicletas elétricas
Prefeituras reforçam educação no trânsito para ciclistas e usuários de patinetes elétricos

Em resposta aos pedidos por fiscalização, os municípios de Vitória e Vila Velha garantiram que têm realizado ações educativas direcionadas aos usuários de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores que circulam pelas vias.
As iniciativas têm como foco a orientação sobre as normas de trânsito e o incentivo ao uso seguro desses meios de transporte, que vêm ganhando cada vez mais espaço como soluções práticas de mobilidade urbana.
Foi o que asseguraram a Guarda Municipal de Vila Velha, por meio da Subinspetoria de Educação para o Trânsito, e a coordenadora da Gerência de Operações e Fiscalizações de Trânsito (Goft) de Vitória, Yamara Pin.
“A Guarda de Vitória tem investido em educação no trânsito. Temos feito campanhas orientando os ciclistas sobre a importância do equipamento seguro, o respeito ao pedestre quando a calçada é compartilhada e a limitação da velocidade a 6 km/h — porque a preferência ali é do pedestre”, disse Yamara.
Sobre as queixas de pedestres, que disputam espaços com as bikes elétricas, ela explicou que quando não houver ciclovia, os ciclistas devem andar no bordo de rolamento mais à direita, próximo ao meio-fio.
“Já nas calçadas — como temos locais que não têm ciclofaixa, mas têm calçadas compartilhadas — a prioridade é do pedestre. O tráfego permitido para ciclistas ali é de, no máximo, 6 km/h. E sempre com muita cautela”, disse Yamara.
Ela, assim como a Guarda Municipal de Vila Velha, destacou que os ciclistas também fazem parte do trânsito e têm responsabilidades para que todos tenham segurança.
As orientações incluem usar e respeitar a demarcação da ciclovia; reduzir a velocidade em áreas movimentadas; ficar atento aos pedestres; utilizar sinal sonoro quando um pedestre ou outro ciclista se aproximar; evitar manobras bruscas e manter linha reta e previsível para evitar colisões com outros ciclistas ou pedestres.
Eles também devem usar equipamentos de segurança como capacete e luzes dianteiras e traseiras caso pedalem à noite. Também é importante respeitar as regras de convivência, dar preferência ao pedestre quando necessário, ser educado e paciente, mesmo que alguém esteja distraído.
Fique atento
Potência e velocidade
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho de 2023, define o que é considerada bicicleta elétrica.
A velocidade não pode ultrapassar 32 km/h para circulação convencional e 45km/h para prática esportiva.
Características do motor
Não podem ter acelerador; devem ter sistema que garanta o funciona mento do motor somente quando o condutor pedalar (pedal assistido).
São movidas por um motor elétrico, localizado na roda traseira ou dianteira, alimentado por uma bateria.
Condutores e circulação
Não é preciso ter habilitação para pilotar bike elétrica. Como as regras são as mesmas para bicicletas convencionais, podem ser conduzidas por menores de idade.
Onde podem circular
Assim como bicicletas convencionais, as bikes elétricas podem trafegar por ciclovias e ciclofaixas.
Se não houver nem uma nem outra, o ciclista deve trafegar pela via urbana, sempre do lado direito, acompanhando o fluxo de veículos.
Só pode circular pelas calçadas se elas forem compartilhadas e sinalizadas pela prefeitura. No entanto, não pode ultrapassar 6 km/h.
Equipamentos obrigatórios
É preciso ter buzina, retrovisor do lado esquerdo, indicador e o dispositivo limitador eletrônico de velocidade (que pode ser aplicativo de smartphone), sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e dos pedais.
Regulamentação
Segundo o contran, o órgão responsável por cuidar das ruas e estradas de uma região (como prefeituras ou departamentos de trânsito) é quem decide e estabelece as regras para o uso de ciclomotores, bicicletas elétricas e outros veículos individuais motorizados (como patinetes elétricos) nas vias públicas.
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