Ecovias Capixaba realiza evento de inauguração da BR-101 nesta terça-feira
Com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, o evento acontecerá no Posto 5 Estrelas, no quilômetro 245,2 da BR-101, na Serra

A Ecovias Capixaba, em parceria com o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realiza, nesta terça-feira (21), o evento de inauguração das obras de duplicação entre os quilômetros 347 e 357 da BR-101, de Guarapari à Anchieta, no Sul do Espírito Santo.
Com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, a cerimônia acontecerá em uma arena montada no estacionamento do Posto 5 Estrelas, no quilômetro 247,2 da BR-101 (pista Norte), na Serra, das 14h às 16h.
Além da inauguração do trecho de sete quilômetros, que será feita de forma virtual, o evento também marcará as apresentações de duas obras de duplicação que estão em andamento na rodovia: a primeira, do quilômetro 242 ao 247, na Serra, cuja entrega está prevista para o final de novembro de 2025; e a segunda, do quilômetro 357 ao 373, entre Alfredo Chaves e Iconha, cujos trabalhos foram iniciados em agosto deste ano.
O diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim, destaca que as obras reafirmam o compromisso da concessionária com o desenvolvimento do Espírito Santo e a modernização da BR-101.
“Essa entrega acontece menos de dois meses após a assinatura do aditivo. Cada trecho duplicado representa um passo importante na integração do Espírito Santo, na geração de empregos e na melhoria da mobilidade para quem vive e circula pelo Estado e pelo país”, declarou.
Saiba mais sobre as obras
Km 347 Ao Km 354
A Ecovias Capixaba concluiu mais 7,2 quilômetros de duplicação na BR-101, entre os municípios de Guarapari e Anchieta, no Sul do Espírito Santo. O avanço foi consolidado com a entrega da nova ponte sobre o Rio Grande, no quilômetro 347, finalizada no início de outubro.
O novo subtrecho conta com um retorno em nível, uma interseção em desnível, duas novas pontes e dois reforços e alargamentos de pontes já existentes. Com essa entrega, o segmento entre os quilômetros 335 e 357,7 — que totaliza 22 quilômetros de pista duplicada — está agora totalmente concluído.
Um dos principais destaques é o viaduto de acesso à comunidade de Jabaquara e à rodovia ES-146, que conecta a BR-101 a Ubu. A obra representa um importante avanço em segurança viária e fluidez do trânsito, beneficiando moradores, turistas e transportadores que circulam pela região.
Km 242 ao Km 247
Ainda neste ano, a Ecovias Capixaba inaugura mais um trecho duplicado: cinco quilômetros da BR-101 entre os quilômetros 242 e 247, próximo à praça de pedágio da Serra. A entrega marca o início da duplicação no trecho Norte da rodovia.
De acordo com a empresa, o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento econômico local. Além de reduzir o tempo de viagem dos motoristas, o novo trecho contará com duas faixas por sentido, acostamentos, barreiras de segurança e dois retornos em nível que facilitarão o acesso às comunidades de Cidade Nova da Serra e Calogi.
Km 357 ao Km 373
Voltando ao Sul do Estado, a Ecovias Capixaba também deu início à duplicação de mais 13 quilômetros da BR-101, entre os quilômetros 357 e 373 (com exceção dos quilômetros 363, 364 e 365, que já foram duplicados), abrangendo os municípios de Alfredo Chaves e Iconha.
O novo trecho se conectará ao Contorno de Iconha, formando um corredor contínuo em pista duplicada desde a Grande Vitória.
O novo contrato de concessão prevê a entrega de 10 dos 13 quilômetros de duplicação até o final do primeiro ano do novo contrato de concessão, ou seja, agosto de 2026. A intervenção, estimada em investimentos da ordem de R$ 184 milhões, deve gerar outros 500 empregos diretos e indiretos.
Entre as melhorias estão a construção de uma nova ponte sobre o Rio Itaperorama, o reforço da estrutura existente e a implantação de um viaduto no quilômetro 370, que permitirá o acesso seguro à rodovia ES-375 e às praias de Piúma.
O novo pavimento será executado com asfalto borracha, produzido com pó de pneus reciclados. Essa tecnologia que aumenta a aderência e contribui para a sustentabilidade. Nas camadas de base e sub-base, serão utilizados materiais reciclados e coprodutos siderúrgicos para reforçar a durabilidade da rodovia, garantindo uma estrutura mais resistente e de menor impacto ambiental.
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