Esquema de repasse de ordens de criminosos presos a facções no ES é alvo da PF
Investigação revelou que advogados atuavam na transmissão de ordens e mensagens entre lideranças criminosas de dentro do presídio a seus subordinados
Um esquema de repasse de informações ilícitas entre líderes do crime presos e facções criminosas comparsas foi desarticulado por uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (14), em Marechal Floriano, Região Serrana do Estado. De acordo com a PF, advogados atuavam na transmissão de ordens e mensagens entre lideranças criminosas de dentro do presídio a seus subordinados.
A investigação teve início após um advogado investigado por colaborar com investigações criminosas fornecer provas à polícia durante outra investigação investigação policial apreender aparelhos celulares e outros materiais relacionados à atividade ilícita do profissional.
A análise do material apreendido revelou que o advogado mantinha comunicação ativa com ao menos quatro lideranças criminosas de alta relevância no cenário capixaba, funcionando como mensageiro e articulador externo. Por meio de suas ações, ele viabilizava a transmissão de ordens estratégicas e a coordenação das atividades ilícitas, permitindo que os líderes continuassem comandando os núcleos operacionais mesmo de dentro dos presídios.
Na operação, nomeada "Scriptor", foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão temporária e três mandados contendo medidas cautelares diversas da prisão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários